30 anos: prevenção e promoção da saúde

Líder em check-ups médicos no país, Med-Rio Check-up homenageia especialistas participantes dos Encontros Científicos

 

Uma maratona de 14 Encontros Científicos, com reconhecidos especialistas médicos, marcou, em novembro de 2020, a celebração dos 30 anos de existência da Med-Rio Check-up, clínica líder do país especializada em check-ups de executivos. Junto com a equipe médica da clínica, os médicos convidados debateram temas relacionados aos trabalhos desenvolvidos na Med-Rio. O ciclo de
palestras e debates, atualizados e ricos em informações, foram amplamente divulgados para a
sociedade.

Foi consenso nos Encontros Científicos a importância de se adotar estilo de vida saudável para a busca da longevidade com autonomia. Sob o sig no “Educar para a saúde”, uma das
missões da Med-Rio, o conteúdo gerado pelo traba lho das clínicas é tor nado público, afim de motivar o ser humano a atentar para a sua saúde, minimizar os fatores de risco e criar condições e conhecimentos para mudanças no estilo de vida.

Aos palestrantes, que em plena pandemia prontificaram-se a participar dos encontros com entusiasmo, modernidade e total competência, a nossa gratidão.

Na celebração do seu 30º aniversário a Med-Rio também homenageia os médicos clientes, que hoje somam mais de mil profissionais das mais diversas especialidades e procedências, cujos dados integram sua base de estudos. Desde o seu início, a Med-Rio atua como apoio à classe médica que, por sua vez, complementa o trabalho preventivo desenvolvido da clínica com tratamentos específicos. Para maior conforto dos médicos, a Med-Rio celebrou parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) para disponibilizar os check-ups médicos para seus associados.

E, como não poderia deixar de ser, a clínica homenageia a sua equipe médica que desenvolve trabalho de ponta, acolhe com empatia e competência os clientes, a razão de sua existência. Em 2022, a Med-Rio, com suas clínicas em Botafogo e na Barra, atingirá a meta de 200 mil check-ups médicos realizados e lançará o seu quarto livro: “Saúde é prevenção”.

 

ESTILO DE VIDA E PANDEMIA

 

O estresse crônico do cotidiano, a partir da elevação de seus hormônios (adrenalina e cortisol) na circulação, motor para o estilo de vida pouco saudável, foi intensificado pela pandemia. O isolamento, o medo crescente e a alteração de comportamento disseminaram-se na sociedade. E, somado isso, a alimentação desequilibrada, sedentarismo, insônia e uso crescente de bebidas alcoólicas foram obser vadas em percentuais elevados na população.

De acordo com estudos da Universidade Harvard, 80% de todas as consultas médicas no mundo têm relação direta com o estresse cotidiano. Já dados da Universidade Stanford apontam que 73% das mortes nos grandes centros urbanos têm ligação com o estilo de vida pouco saudável. O quadro interfere na incidência de doenças crônicas, como câncer, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, nos últimos anos, e tendem a crescer ainda mais.

Durante a pandemia, milhares de pessoas não realizaram exames rotineiros e preventivos. É grande o risco de um crescimento significativo das doenças crônicas e da saúde mental fragilizada na população em geral. Para reverter este cenário, a medicina preventiva ganha espaço e importância, priorizando o check-up médico e os hábitos saudáveis de vida. O estilo de vida saudável é o melhor remédio contra as doenças crônicas. Da mesma forma, quanto mais precoce é o diagnóstico de doença grave, maior a chance de melhores resultados. Além disso, 90% dos cânceres têm cura desde que diagnosticados  precocemente.

 

Confira a matéria completa publicada no Jornal O Globo

CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS