A saúde do homem sem surpresas

Reforçando a importância da prevenção e de hábitos saudáveis, Med-Rio recebe o Dr. Fernando Vaz no mês do Novembro Azul

O Novembro Azul é um mês mundialmente dedicado à prevenção de câncer de próstata, que atingirá 65 mil brasileiros em 2020. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a enfermidade é responsável por 13,6 mortes a cada 100 mil homens. Para reforçar a conscientização, a Med-Rio Check-Up, em sua unidade de Botafogo, recebeu o Dr. Fernando Vaz, urologista e membro titular da Academia Nacional de Medicina. O médico ressaltou a importância  do  diagnóstico precoce e hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e a prática de exercícios no combate à doença.

Vaz é o terceiro convidado do “Encontro científico com a prevenção”, série de palestras promovida pela clínica especializada em medicina preventiva, que celebra 30 anos. Para combater doenças como o câncer de próstata, ele defendeu a importância do check-up periódico:

— É preciso realizar constantemente um check-up completo, ter uma alimentação equilibrada, evitar o abuso de álcool e de fumo, além de realizar atividades físicas. Pacientes com aumento de testosterona devem realizar no mínimo três exames de sangue por ano. Muitos pacientes melhoram apenas fazendo exercício, sem uso de remédios.

DESAFIO

Na Med-Rio, 60% dos pacientes são homens. Com a pandemia da Covid-19, doenças urológicas se tornaram um desafio ainda maior.

— Percebemos um aumento de hábitos ruins, como consumo de bebida alcoólica. 55% dos homens são sedentários, 28% dormem mal e 70% se alimentam inadequadamente. Durante a pandemia, os óbitos por doenças crônicas aumentaram em 53% nas capitais brasileiras. São doenças de longa duração, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial, que estão por trás das mortes resultantes de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular e câncer, por exemplo — alerta o Dr. Gilberto Ururahy, diretor da clínica.

Dr. Fernando Vaz, urologista e membro titular da Academia Nacional de Medicina
Os convidados receberam informações atualizadas sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos em saúde masculina

Para monitorar um possível câncer de próstata, é necessário um exame inicial de PSA e o de toque, caso o paciente relate algum tipo de nódulo, dor, problemas urinários e disfunções sexuais. Com o órgão aumentado, a visibilidade no exame clínico é prejudicada. O INCA aponta o tumor como o segundo mais frequente no Brasil, perdendo apenas para o de pele.

Além do câncer, foram tratados na palestra temas como incontinência urinária, cada vez mais presente entre homens e mulheres, e disfunção erétil. Há alguns anos, a disfunção era tratada majoritariamente como problema emocional e psiquiátrico.

— A disfunção precisa ser tratada com seriedade. A ejaculação e a ereção são temas complexos e podem indicar doenças mais severas. A disfunção é a principal indicação de outras doenças. O paciente com essa comorbidade precisa mudar o estilo de vida e verificar a testosterona frequentemente — salientou Vaz.

A Med-Rio promove check-ups completos da saúde do homem, realizados pela equipe médica altamente especializada da clínica, que conta com equipamentos de última geração que detectam, com precisão, doenças como o câncer de próstata nos primeiros estágios. Resultados são emitidos em 24 horas, acessíveis via app. Os dados são criptografados, em conformidade com a LGPD, adotada de forma pioneira.

Nesse contexto de Covid-19, a Med-Rio fechou um convênio voltado a profissionais fundamentais no combate à pandemia. Médicos inscritos no Cremerj poderão cuidar da própria saúde, realizando check-ups na clínica. Além de Botafogo, a instituição conta com unidade na Barra da Tijuca.

agende