DR. GILBERTO URURAHY DR. GILBERTO URURAHY Especialista em medicina preventiva

Check-up médico: a saúde da mulher sem surpresas

Menos de 50% das mulheres com planos de saúde realiza exames preventivos como mamografia e papanicolau, fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e de colo de útero. De acordo com pesquisa da consultoria americana Lockton com quase 60 mil mulheres entre 25 e 64 anos, de abril de 2019 a março de 2020, apenas 37% das mulheres fizeram Papanicolau. Já a mamografia foi feita por 42% delas, mas este percentual caiu para 38% durante a pandemia.

Os números alarmantemente baixos chamam a atenção para o cuidado que as mulheres precisam ter com a saúde. Nos últimos anos, a sobrecarga de atividades e as mudanças no estilo de vida, que aumentados pela pandemia, comprometeram significativamente a saúde das mulheres. Um exemplo: segundo as avaliações da MedRio Check-up, em 1990, a cada nove infartos, um era em mulher. Hoje, para cada três infartos, um é em paciente do sexo feminino. E detalhe: em mulheres cada vez mais jovens. Entre as consequências de tal acúmulo de atividades estão os altos níveis de estresse, que impactam no estilo de vida. Segundo um estudo publicado no The Journal of Brain & Behavior, elas são duas vezes mais propensas a sofrerem de estresse crônico que os homens. Levantamento da Universidade de Harvard revelou que 80% de todas as consultas médicas de mulheres no mundo têm relação direta com o estresse vivenciado no cotidiano.

Além disso, notamos que elas fumam mais que os homens e também consomem álcool em excesso. Este estilo de vida pouco saudável, aliado ao sedentarismo, consumo de alimentos gordurosos e açucarados são fatores que favorecem o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como as do coração, câncer, obesidade, hipertensão e diabetes.

Algumas recomendações para evitar essas doenças são alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico, boas noites de sono, controle de hábitos nocivos como o cigarro e o consumo excessivo de álcool e ter uma boa saúde psicológica, cercada de família e amigos em momentos de lazer.

Cerca de 50% dos clientes que procuram as unidades da MedRio são mulheres: executivas, profissionais liberais e donas de casa, com idade média de 42 anos, dois filhos e alto nível de escolaridade, com pós-graduação em suas áreas de atuação. A prevenção é a maneira mais eficaz de adquirir uma boa qualidade de vida. Saúde é prevenção!

 

 

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS