{"id":5835,"date":"2022-08-29T13:44:24","date_gmt":"2022-08-29T16:44:24","guid":{"rendered":"https:\/\/medriocheck-up.com.br\/?p=5835"},"modified":"2022-08-29T13:44:24","modified_gmt":"2022-08-29T16:44:24","slug":"agregar-valor-em-saude-diagnosticar-e-tratar-x-antecipar-e-prevenir-quem-compra-um-sanduiche-ou-um-carro-sabe-que-produto-esta-levando-e-em-saude","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/medriocheck-up.com.br\/es\/agregar-valor-em-saude-diagnosticar-e-tratar-x-antecipar-e-prevenir-quem-compra-um-sanduiche-ou-um-carro-sabe-que-produto-esta-levando-e-em-saude\/","title":{"rendered":"Agregar valor em sa\u00fade: \u201cdiagnosticar e tratar\u201d x \u201cantecipar e prevenir\u201d – Quem compra um sandu\u00edche ou um carro, sabe que produto est\u00e1 levando. E em sa\u00fade?"},"content":{"rendered":"
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Clemente N\u00f3brega: \u00e9 poss\u00edvel achar um novo modelo baseado em \u201cantecipar e prevenir\u201d, que seja mais barato e que oferece menos riscos. \u00a0Marco Sobral\/Divulga\u00e7\u00e3o<\/p><\/div>\n

No 6\u00ba Encontro Cient\u00edfico promovido pela MedRio Check-up nesta semana, recebemos Clemente N\u00f3brega, consultor de sa\u00fade em grandes empresas e autor de v\u00e1rios livros, como \u201cO novo mercado da sa\u00fade e o novo m\u00e9dico\u00bb. Nobrega esteve em nossa cl\u00ednica para falar \u00e0 a equipe sobre um tema cada vez mais importante: o valor agregado na \u00e1rea de sa\u00fade. De acordo com ele, quando o p\u00fablico leigo pensa em um m\u00e9dico, o imagin\u00e1rio popular imediatamente o remete a um tipo de profissional como o personagem da s\u00e9rie \u201cDoutor House\u201d, ou seja, algu\u00e9m que tem um saber especial, que descobre doen\u00e7as que as pessoas tem e prop\u00f5e tratamentos e interven\u00e7\u00f5es. Na nossa cultura o m\u00e9dico se especializa para tratar doen\u00e7as. O combust\u00edvel do sistema de sa\u00fade no Brasil \u00e9 a doen\u00e7a.<\/p>\n

\u00c9 um tipo de cuidado em sa\u00fade muito disseminado em nossa sociedade e a partir da qual os usu\u00e1rios tendem a fazer suas escolhas: diagnosticar e tratar. No entanto, grande parte das interven\u00e7\u00f5es m\u00e9dicas deveria ser centrada em outra l\u00f3gica: \u201cantecipar e prevenir\u201d, ao inv\u00e9s de \u201cdiagnosticar e tratar\u201d. E por que ainda \u00e9 assim? Porque a velha f\u00f3rmula de diagnosticar e tratar d\u00e1 dinheiro. Toda a ind\u00fastria da sa\u00fade \u2013 da farmac\u00eautica \u00e0 hospitalar \u2013 est\u00e1 fundada no conceito de \u201cdiagnosticar e tratar\u201d. At\u00e9 hoje, nunca se conseguiu um modelo que desse dinheiro baseado no \u201cantecipar e prevenir\u201d. Seria ing\u00eanuo desconsiderar a import\u00e2ncia do dinheiro, por uma raz\u00e3o: tudo que tem valor, tem custo.<\/p>\n

Por\u00e9m, o modelo baseado em \u201cdiagnosticar e tratar\u201d \u00e9 cada vez mais dif\u00edcil de se sustentar. Doen\u00e7as e tratamentos s\u00e3o caros. Hoje, no Brasil, existe um movimento de se deslocar dessa l\u00f3gica. Est\u00e1 comprovado que \u00e9 preciso experimentar outros modelos para que se transforme a \u00e1rea de sa\u00fade; um modelo em que a maioria das demandas, cerca de 80% a 90%, sejam atendidas via processos padronizados habilitados por ferramentas tecnol\u00f3gicas, que aliviariam a carga sobre o sistema de sa\u00fade. \u00c9 poss\u00edvel achar um novo modelo baseado em \u201cantecipar e prevenir\u201d, que seja mais barato e que oferece menos riscos. Sa\u00fade \u00e9 preven\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Hoje, vivemos sob um modelo onde o m\u00e9dico \u00e9 o referencial de saber, assim como o piloto na avia\u00e7\u00e3o. Mas em v\u00e1rios setores, a expertise migrou de um car\u00e1ter pessoal para o processo e a tecnologia. N\u00e3o que o piloto ou o m\u00e9dico n\u00e3o sejam mais importantes, mas o saber deles \u00e9 complementado e amplificado por processos e tecnologias.<\/p>\n

No modelo de hoje, o sistema \u00e9 constitu\u00eddo de pagantes (pessoas e empresas privadas) que contratam planos de sa\u00fade e operadoras (passando por intermedi\u00e1rios), que por sua vez contratam os prestadores que, por fim, selecionam seus fornecedores. Esses s\u00e3o os atores e o fluxo de dinheiro que constitui a cadeia na \u00e1rea de sa\u00fade. No final das contas, ningu\u00e9m tem ideia da qualidade do servi\u00e7o que est\u00e1 sendo contratado e do que ser\u00e1 prestado. Em bom portugu\u00eas: ningu\u00e9m sabe pelo o que est\u00e1 pagando.<\/p>\n

Valor \u00e9 um conceito intuitivo. \u00c9 pura percep\u00e7\u00e3o. Quem compra um sandu\u00edche ou um carro, sabe que produto est\u00e1 levando. E em sa\u00fade? Quando se fala em agregar valor \u00e0 sa\u00fade (ou sa\u00fade com base em valor), a ideia \u00e9 justamente trazer para a \u00e1rea da sa\u00fade mecanismos que permitam a quem paga saber pelo que est\u00e1 pagando. Hoje j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel tangibilizar e essa \u00e9 a ideia de agregar valor em sa\u00fade. S\u00f3 assim o cliente tem condi\u00e7\u00f5es de avaliar o servi\u00e7o e saber se ele est\u00e1 satisfeito.<\/p>\n

Como esclareceu Clemente Nobrega, desta forma passa a ser poss\u00edvel medir, auditar e divulgar os desfechos das ocorr\u00eancias m\u00e9dicas para al\u00e9m do resultado moment\u00e2neo de uma cirurgia ou interven\u00e7\u00e3o. Ou seja, todas as partes envolvidas acabam se alinhando em torno do interesse do usu\u00e1rio: os pacientes escolhem provedores com base nos desfechos de seus casos e na participa\u00e7\u00e3o que t\u00eam no pagamento; os provedores competem para entregar os melhores desfechos; os pagadores negociam contratos com base em desfechos, induzindo a melhoria dos resultados e a ind\u00fastria de medicamentos e materiais vendem seus produtos comprovando melhores desfechos.<\/p>\n

Gilberto Ururahy \u00e9 m\u00e9dico h\u00e1 mais de 40 anos, com longa atua\u00e7\u00e3o em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, l\u00edder brasileira em check-up m\u00e9dico. \u00c9 detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da Fran\u00e7a e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O c\u00e9rebro emocional (editora Rocco), Emo\u00e7\u00f5es e sa\u00fade (editora Rocco) e Sa\u00fade \u00e9 Preven\u00e7\u00e3o (editora Rocco), com o m\u00e9dico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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