Saúde e prevenção às doenças urológicas

A MedRio Check Up comemora seus 30 anos de funcionamento neste 2020. Para marcar efeméride tão importante, criamos uma agenda de “Encontros Científicos com a Prevenção”, que acontecerão uma vez por mês, abordando diferentes especialidades médicas. Este mês, convidei o renomado colega Fernando Vaz para falar sobre a prevenção em doenças urológicas. – Gilberto Ururahy

Saúde e prevenção às doenças urológicas

Doenças urológicas estão entre as que melhor respondem a tratamentos, mas enfrentam o preconceito e a negligência dos pacientes

Um dos principais nomes da urologia do país, Fernando Vaz é titular da Academia Nacional de Medicina e um dos fundadores da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Ele já foi agraciado com o Physiscians Award, pela American Medical Association. Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da American Urological Association e do American College of Surgeons. Toda esta bagagem profissional o credencia  a afirmar que as doenças urológicas estão entre as que melhor respondem a tratamentos quando os pacientes superam os preconceitos e buscam ajuda. Ele deu mais detalhes nesta entrevista exclusiva.

Qual a relevância da prevenção para a saúde?

Uma equipe médica deve ser vista como uma orquestra. Tem vários solistas, instrumentos importantes, mas é fundamental ter um maestro, que monitore e faça com que todos exerçam sua função à perfeição. A MedRio faz esse trabalho de maestro, de olhar a saúde como um todo e apontar eventuais falhas. O check up centralizado em uma única clínica permite uma radiografia completa da saúde do indivíduo, é possível ver como estão todos os instrumentos da “orquestra” do paciente.

E a parte urológica é muito importante nessa orquestra, não?

Sim, é fundamental que esteja funcionando bem porque é fonte de muitas doenças. A começar pelo rim. O cálculo renal, além de produzir muita dor, pode obstruir o ruim. Outra doença recorrente é o tumor renal. Mas a ultrassonografia aponta o tumor e se for descoberto cedo, tem ótimo tratamento, o paciente não perde o rim e nem a função renal.

O cigarro é nocivo às funções urológicas?

O cigarro é um dos grandes causadores de câncer na bexiga, porque parte de seus componentes fica depositado no órgão. Nesse sentido, o check up é um aliado importante porque, se for o caso, o exame de urina vai indicar sangue. Doenças sistêmicas, como diabetes, também afetam a função da bexiga.

E quanto à saúde da mulher?

Entre as mulheres, não é incomum que aquelas que tenham tido muitos filhos ou tenha problemas ginecológicos acabem enfrentando problemas na bexiga, por exemplo.

Um dos maiores inimigos à saúde do homem é a próstata?

Sim. Todos os homens sofrerão de aumento da próstata, mas o percentual que requer cirurgia é pequeno, se for tratado. Os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 40 anos se o paciente tem histórico familiar e a partir dos 45 anos se não há casos na família. A combinação de exame de sangue, exame de toque e ultrassonografia é a ideal para evitar a doença. É importante ressaltar também que a  obesidade é um dos fatores que agravam o câncer de próstata. É fundamental destacar que os jovens tem que fazer check up porque o tumor mais frequente entre os jovens é o tumor de testículo. Não há prevenção, mas o tratamento precoce oferece quase 100% de chance de cura. A questão é que os jovens não procuram ajuda.

Por que ainda há tanto preconceito com relação à prevenção de doenças urológicas?

O principal mito é o paciente achar que o exame retal dói, que é algum tipo de demérito ir ao urologista. A urologia dispõe de instrumentos e métodos para fazer tratamentos com total eficiência, mas como muitas doenças urológicas são silenciosas, elas precisam ser descobertas a tempo. Os exames são extremamente negligenciados porque o check up ainda não faz parte da rotina do brasileiro como deveria. A mulher brasileira já se acostumou a ir ao ginecologista. Mas apenas ao ginecologista. O homem não tem o hábito de ir à médico algum. É nesse sentido que um check up único é muito útil. Quando eu residia nos EUA, na década de 70, a montadora Ford mandava os fucionários fazer check up completo. É o entendimento da saúde como investimento e não como despesa.

agende