Os pacientes estão mais informados e exigentes com os serviços médicos. O valor em saúde atende a essas novas exigências e entrega o que o paciente busca. A Med-Rio reconhece a importância desse conceito e aplica esse modelo em suas unidades. No último dia 22, o 6º Encontro Científico com a Prevenção discutiu o tema “Agregar valor em saúde” na sede da clínica, em Botafogo.
O palestrante convidado da noite foi Clemente Nobrega, consultor de saúde em grandes empresas e autor de vários livros como “O novo mercado de saúde e o novo médico”. Segundo o especialista, o mais indicado é um atendimento de qualidade direcionado e contínuo para reduzir a necessidade de idas aos hospitais, considerando que o combustível do sistema de saúde no Brasil é a doença.
— Captura de dados do cliente e monitoramento contínuo com qualidade podem agregar bastante valor ao paciente. O atendimento preventivo é personalizado, barato e sem risco ao paciente. O hospital é a última opção que indicamos. Doença é caro, e tratamento é caro — afirmou.
Para Clemente Nobrega, o ambiente hospitalar opera sem a integração entre as especialidades médicas. Isso dificulta a entrega de bons desfechos ao paciente, o que não gera um bom resultado. O cuidado com o paciente precisa incluir profissionais que ajudem e estimulem a mudança no estilo de vida do indivíduo.
A saúde é o combustível da vida. A pandemia nos ensinou que, mais do que nunca, é o momento de colocar a saúde na vida das pessoas.
EMPATIA
O desafio de manter o engajamento dos pacientes muitas vezes está relacionado à capacidade de interação dos médicos. O paciente deve ser sempre o centro do cuidado para firmar compromisso com o profissional de saúde e seguir as orientações de um programa de prevenção da saúde a fim de não desenvolver doenças crônicas.
O Diretor da Med-Rio Check-up Dr. Gilberto Ururahy acredita na saúde baseada em valor. Para o médico, a qualidade nos atendimentos melhora a experiência dos pacientes, além de reduzir riscos assistenciais e custos.
— A crise sanitária pela qual a sociedade passou mostrou o caminho certo. As pessoas querem saúde e longevidade com autonomia. Nosso objetivo é que o nosso cliente não precise de hospital. Para isso, antecipamos os fatores de risco por meio do nosso check-up desenvolvido com segurança e empatia através de uma equipe médica com o mais alto padrão técnico apoiada por tecnologia de ponta — explicou.