Dr. Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio, durante o 3° Encontro com a Prevenção, em Botafogo
Não há segredo para alcançar a longevidade com autonomia e bem-estar. Além de abandonar os hábitos nocivos ao corpo e à mente, é fundamental praticar a medicina preventiva. E esse foi o tema do 3° Encontro com a Prevenção, realizado na sede em Botafogo da Med-Rio Check-up, na noite do dia 16.
Durante a introdução da palestra, o Dr. Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio, comentou que a pandemia foi cruel principalmente para os idosos que ficaram isolados de filhos e netos, o que fragilizou ainda mais a vida desse grupo mais suscetível às doenças crônicas.
— Os idosos são mais vulneráveis e se recuperam mais lentamente de doenças que os acometem. O isolamento e a solidão marcaram muito os idosos durante a crise sanitária. Sem dúvidas, essa faixa etária necessita de uma abordagem cada vez mais humanizado— explicou.
É na terceira idade que, em função das doenças crônicas, os indivíduos sofrem com mais fragilidade óssea e muscular. Sob a ótica neurológica, as inseguranças afloram com a incidência de depressão e tipos de demências.
Em meio ao arrefecimento da pandemia da Covid-19, Dr. Gilberto Ururahy advertiu que as pessoas mais idosas e com comorbidades foram as mais prejudicadas com a crise sanitária. Segundo o médico, a alimentação saudável, o sono de qualidade e os exercícios físicos fizeram a diferença ao longo da pandemia. Entretanto, muitos deixaram de fazer os exames preventivos.
Bem-estar
Dr. Galileu Assis, também diretor da Med-Rio, destacou que, no Brasil, a expectativa de vida no momento é de 75 anos; nos países desenvolvidos, porém, os indivíduos vivem em média 84 anos. Nesse sentido, o especialista recomendou que os indivíduos realizem atividades físicas diariamente, tenham uma alimentação balanceada e mais convívio com familiares e amigos em busca de mais
longevidade com autonomia.
— No nosso programa, orientamos ainda que os executivos tenham um ritmo menos frenético e sono regular. Recomendamos ainda evitar a automedicação e controlar os níveis de estresse —, esclareceu.
Dr. Galileu Assis, diretor da Med-Rio, fala sobre os benefícios da realização anual do check-up médico
De acordo com o especialista, um prato balanceado e rico em nutrientes precisa conter 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas vegetais, evitando as proteínas animais, e 25% de carboidratos com baixo índice glicêmico, privilegiando legumes, verduras e frutas.
Na sequência, Dr. Galileu Assis explicou ainda que há maior probabilidade de cura de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer, e menos chances de sequelas em indivíduos que realizam anualmente o check-up médico.
— A pessoa que realiza o check-up com frequência tem um tratamento menos complexo para qualquer comorbidade, com uma duração mais curta e de menos perda financeira e emocional para si e seus familiares — afirmou.
Diferenciais da Med-Rio Check-up
Os diretores da Med-Rio Galileu Assis e Gilberto Ururahy com a equipe médica da Med-Rio Check-up.
- A Med-Rio apresenta uma abordagem de check-up físico e emocional que conta com uma equipe médica multidisciplinar do mais alto padrão técnico e equipamentos de última geração. O programa, cuja duração é de cinco horas, é destinado para homens e mulheres, em dias específicos, de segunda a sábado, em ambas as unidades (Botafogo e Barra da Tijuca).
- Em mais de 30 anos de existência e exclusividade, a Med-Rio já realizou 200 mil check-ups médicos em brasileiros e estrangeiros. Os cuidados sanitários foram ainda mais reforçados desde o início da pandemia.
- Os resultados dos exames são emitidos em até 24 horas úteis por meio de aplicativo. Cada cliente possui um prontuário digital, podendo realizar a consulta pós-check-up via telemedicina. Os dados também são protegidos segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, e a segurança cibernética foi implementada nas clínicas. As unidades da Med-Rio Check-up estão inseridas no conceito ESG.
FALE COM A MED-RIO
(21) 2546-3000 e 3252-3000