Envelhecer com talento e a importância do diagnóstico precoce – o estilo de vida saudável e a prática da medicina preventiva são decisivos para a longevidade com autonomia

 

Dr. Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio, durante o 3° Encontro com a Prevenção, em Botafogo

 

Não há segredo para alcançar a longevidade com autonomia e bem-estar. Além de abandonar os hábitos nocivos ao corpo e à mente, é fundamental praticar a medicina preventiva. E esse foi o tema do 3° Encontro com a Prevenção, realizado na sede em Botafogo da Med-Rio Check-up, na noite do dia 16.

Durante a introdução da palestra, o Dr. Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio, comentou que a pandemia foi cruel principalmente para os idosos que ficaram isolados de filhos e netos, o que fragilizou ainda mais a vida desse grupo mais suscetível às doenças crônicas.

— Os idosos são mais vulneráveis e se recuperam mais lentamente de doenças que os acometem. O isolamento e a solidão marcaram muito os idosos durante a crise sanitária. Sem dúvidas, essa faixa etária necessita de uma abordagem cada vez mais humanizado— explicou.

É na terceira idade que, em função das doenças crônicas, os indivíduos sofrem com mais fragilidade óssea e muscular. Sob a ótica neurológica, as inseguranças afloram com a incidência de depressão e tipos de demências.

Em meio ao arrefecimento da pandemia da Covid-19, Dr. Gilberto Ururahy advertiu que as pessoas mais idosas e com comorbidades foram as mais prejudicadas com a crise sanitária. Segundo o médico, a alimentação saudável, o sono de qualidade e os exercícios físicos fizeram a diferença ao longo da pandemia. Entretanto, muitos deixaram de fazer os exames preventivos.

 

Bem-estar

Dr. Galileu Assis, também diretor da Med-Rio, destacou que, no Brasil, a expectativa de vida no momento é de 75 anos; nos países desenvolvidos, porém, os indivíduos vivem em média 84 anos. Nesse sentido, o especialista recomendou que os indivíduos realizem atividades físicas diariamente, tenham uma alimentação balanceada e mais convívio com familiares e amigos em busca de mais
longevidade com autonomia.

— No nosso programa, orientamos ainda que os executivos tenham um ritmo menos frenético e sono regular. Recomendamos ainda evitar a automedicação e controlar os níveis de estresse —, esclareceu.

Dr. Galileu Assis, diretor da Med-Rio, fala sobre os benefícios da realização anual do check-up médico

 

De acordo com o especialista, um prato balanceado e rico em nutrientes precisa conter 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas vegetais, evitando as proteínas animais, e 25% de carboidratos com baixo índice glicêmico, privilegiando legumes, verduras e frutas.

Na sequência, Dr. Galileu Assis explicou ainda que há maior probabilidade de cura de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer, e menos chances de sequelas em indivíduos que realizam anualmente o check-up médico.

— A pessoa que realiza o check-up com frequência tem um tratamento menos complexo para qualquer comorbidade, com uma duração mais curta e de menos perda financeira e emocional para si e seus familiares — afirmou.

 

Diferenciais da Med-Rio Check-up

 

Os diretores da Med-Rio Galileu Assis e Gilberto Ururahy com a equipe médica da Med-Rio Check-up.

  • A Med-Rio apresenta uma abordagem de check-up físico e emocional que conta com uma equipe médica multidisciplinar do mais alto padrão técnico e equipamentos de última geração. O programa, cuja duração é de cinco horas, é destinado para homens e mulheres, em dias específicos, de segunda a sábado, em ambas as unidades (Botafogo e Barra da Tijuca).
  • Em mais de 30 anos de existência e exclusividade, a Med-Rio já realizou 200 mil check-ups médicos em brasileiros e estrangeiros. Os cuidados sanitários foram ainda mais reforçados desde o início da pandemia.
  • Os resultados dos exames são emitidos em até 24 horas úteis por meio de aplicativo. Cada cliente possui um prontuário digital, podendo realizar a consulta pós-check-up via telemedicina. Os dados também são protegidos segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, e a segurança cibernética foi implementada nas clínicas. As unidades da Med-Rio Check-up estão inseridas no conceito ESG.

 

 

FALE COM A MED-RIO

(21) 2546-3000 e 3252-3000

Convidamos os representantes das empresas interessados em realizar check-up médico para seus executivos a conhecer nossas clínicas, a fim de definir, com segurança e critério, o melhor programa de prevenção para seus profissionais estratégicos.

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS