Botafogo: (21) 2546 3000 • Barra da Tijuca: (21) 3252 3000

Saiba como melhorar a atenção, o foco e a concentração

Adotar hábitos saudáveis e aprender a lidar com o estresse do cotidiano melhoram a capacidade cognitiva

Um grupo de amigos em um exercício de meditação: essa prática melhora a concentração e a atenção plena — Freepik/ Reprodução

Os brasileiros ficam, em média, 9h13m por dia na internet, sendo a maior parte desse tempo em mídias digitais, principalmente WhatsApp, Instagram e TikTok. Estamos atrás apenas dos sul-africanos, que passam 9h24m, de acordo com a pesquisa Digital 2024 Global Overview Report. Com um volume tão grande de informações, fica difícil manter a atenção, o foco e a concentração. O estilo de vida inadequado, o estresse do cotidiano, a ansiedade, a idade e certos medicamentos também interferem negativamente nessas habilidades. Mas é possível melhorar a capacidade cognitiva, isto é, a facilidade de o cérebro processar informações (pensar, aprender, lembrar, raciocinar e prestar atenção), com medidas simples.

Primeiro é preciso compreender que a atenção, o foco e a concentração são aspectos diferentes, mas interligados. A atenção é a habilidade de selecionar ou perceber um estímulo ou uma situação. O foco direciona a atenção para uma tarefa específica. E a concentração é a capacidade de manter o foco em uma atividade ou um pensamento.

Como ter foco e concentração

Faça exercícios aeróbicos: osexercícios aeróbicos aumentam o fluxo sanguíneo para o córtex pré-frontal, uma parte do cérebro responsável pelo foco e pela concentração. Para a maioria dos adultos saudáveis, a recomendação é fazer pelo menos 150 minutos, distribuídos na semana, de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de forma intensa. Associe com alongamento, musculação e treino de equilíbrio. Procure a orientação de um(a) profissional de educação física. Saiba mais sobre os benefícios da atividade física em:https://medriocheck-up.com.br/medicina_preventiva/quer-ter-mais-saude-depois-dos-50-faca-atividade-fisica/.

Durma bem: de sete a nove horas por noite. Deite-se e levante-se à mesma hora todos os dias, inclusive nos finais de semana; não realize atividade física duas horas antes de ir para a cama; evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, além de estimulantes com cafeína; e não fume. Aprenda sobre a higiene do sono em:https://medriocheck-up.com.br/medicina_preventiva/confira-os-beneficios-do-sono-reparador/ . Consulte seu médico sobre quaisquer problemas que interfiram no seu sono restaurador, como insônia, ronco, apneia obstrutiva do sono (paradas respiratórias enquanto dorme), síndrome das pernas inquietas, idas frequentes ao banheiro à noite, suores noturnos na menopausa e dores nas articulações.

Coma saudável: aumente seu consumo de cereais integrais (saciam por mais tempo), verduras, legumes, frutas e fibras; prefira proteínas de boa qualidade, como carnes magras e gorduras insaturadas. Diminua bastante o consumo de sal, de farináceos, de açúcar e processados. Descasque mais e desembale menos. Mantenha-se bem hidratado com água.

Pratique mindfulness: essa técnica de meditação ajuda a focar a atenção no momento presente, fortalecendo a concentração. Por alguns minutos, todos os dias, sente-se quieto, feche os olhos e observe sua respiração e os sons e as sensações ao seu redor.

Estimule seu cérebro: pratique atividades como ler, estudar, aprender algo novo, como tocar um instrumento. Amplie suas redes sociais fora da internet; participe de trabalho voluntário, por exemplo. A interação social protege contra a ansiedade, a depressão e o estresse.

Organize sua rotina: anote e atualize tarefas. Deixe seu ambiente, em casa e no trabalho, organizado. Não acumule coisas desnecessárias.

Realize seu check-up médico anualmente: fazer seu check-up médico completo permite identificar condições de saúde que podem dificultar sua concentração.

Você pode preservar por muitos anos sua capacidade cognitiva. Duas atitudes são muito importantes nesse sentido: manter hábitos saudáveis e realizar seu check-up médico completo anualmente.

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional.

O(A) cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas uma manhã ou à tarde, e o laudo fica pronto em 24 horas úteis, com acesso no app da própria clínica.

Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o(a) cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas suas duas unidades, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral.O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube:  https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp.

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Fontes: Harvard Medical School, Mayo Clinic (Estados Unidos), Instituto Nacional do Envelhecimento (Estados Unidos).

 

2025-04-03T16:46:49-03:00
Go to Top