Avaliação radiológica na Med-Rio visa a detectar precocemente condições que podem evoluir para quadros graves

 

Uma mulher faz o exame de mamografia; a realização de exames de imagem é uma das etapas mais importantes do check-up médico de rotina — Adobe/Reprodução

 

A realização de exames de imagem é uma das etapas mais importantes do check-up médico de rotina, um recurso imprescindível para o diagnóstico precoce de problemas de saúde. Na Med-Rio Check-up, líder há 32 anos em medicina preventiva no país, a investigação por imagem minuciosa inclui ultrassom abdominal, da pelve, de carótidas, de tireoide, transvaginal e de mamas, mamografia digital, colposcopia, ecocardiograma e radiografias digitais de tórax. Mas, dependendo de cada caso, o médico poderá indicar ainda exames de imagem complementares.

A radiologia diagnóstica no check-up permite observar com precisão as estruturas dentro do corpo e detectar diferentes doenças, como cânceres ou doenças cardíacas. E durante o check-up são realizadas avaliações clínicas em 12 especialidades médicas. 

“Cerca de 90% dos cânceres têm cura, desde que diagnosticados precocemente. Daí a importância dos exames de imagem. Além do check-up médico, as medidas de prevenção incluem praticar exercícios regularmente, controlar o peso, os níveis de colesterol e triglicerídeos, ter uma alimentação balanceada, não fumar, evitar o excesso de sal e de bebidas alcoólicas, gerenciar o estresse e dormir bem”, comenta o doutor Gilberto Ururahy, um dos fundadores da Med-Rio Check-up e coautor do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco), com o doutor Galileu Assis, também fundador da Med-Rio.

Veja para que servem alguns dos exames de imagem no check-up:

Raios X – É uma forma de radiação ionizante. O de tórax mostra pulmões, coração, grandes artérias, costelas e diafragma. Normalmente são feitas duas imagens. Você terá que ficar de frente para a máquina primeiro e depois de lado. Costuma ser indicado na prevenção e no diagnóstico precoce de tuberculose, câncer de pulmão ou qualquer outra doença pulmonar ou torácica.

Ultrassom – Ele emite ondas sonoras de alta frequência, que refletem as estruturas do corpo. Um computador recebe as ondas e as utiliza para criar uma imagem. Ao contrário dos Raios-x ou tomografias computadorizadas, não usa radiação ionizante (a energia que pode alterar átomos). Para melhorar a transmissão das ondas sonoras, durante o exame o médico aplica um gel condutor transparente à base de água na pele da área a ser examinada. O ultrassom é recomendado para identificar alterações nas artérias do pescoço, nas veias ou artérias dos braços ou das pernas, na região pélvica, no abdômen, nos rins, na tireoide, para exame de gravidez, entre outras aplicações.

Mamografia – É indicada para prevenir e detectar precocemente tumores, nódulos, entre outras alterações dos seios. O exame digital permite que as imagens de Raios X da mama sejam visualizadas na tela do computador. Pode ser mais precisa em mulheres jovens com mamas densas.

Ecocardiograma – É um exame indolor que utiliza ondas sonoras para criar imagens do coração em movimento. Elas mostram o tamanho e a forma do coração e quão bem o órgão bombeia o sangue. É realizado com um tipo de ultrassom, chamado Doppler, que revela como o sangue flui pelas câmaras do coração e pelas válvulas. Essa análise pode detectar coágulos sanguíneos dentro do coração, acúmulo de líquido no pericárdio (o saco que envolve o coração), tumores e problemas na aorta. A aorta é a principal artéria que transporta o sangue oxigenado do coração para o corpo. O ecocardiograma possibilita encontrar a causa de sons cardíacos anormais, como sopros, devido a válvulas cardíacas danificadas. O médico também pode observar como o coração responde a certos tratamentos.

Você está em dia com o seu check-up médico? Conheça a Med-Rio. Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: livro “Saúde é Prevenção” (Rocco), Instituto Nacional de Coração, Pulmões e Sangue (Estados Unidos), Institutos Nacionais da Saúde (Estados Unidos) e Biblioteca Nacional de Medicina (Estados Unidos).