Hoje, 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física, especialistas da Med-Rio dizem quais são os benefícios da prática diária de exercícios

 

O exercício físico fortalece o coração, melhora a circulação e diminui o açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes tipo 2 — Adobe/Reprodução.

 

Hoje, 6 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. São inúmeros os benefícios de se manter ativo, em qualquer idade. A prática de exercícios evita o ganho de peso e reduz o risco de sofrer ou agravar de doenças crônicas, como hipertensão e outras condições cardiovasculares, diabetes, câncer e depressão, além de fortalecer os músculos e os ossos, controlar o estresse e melhorar a qualidade do sono. E nunca é tarde para iniciar ou voltar a se movimentar mais.

O sedentarismo é uma questão de saúde pública. Segundo o estudo “Global status report on physical activity (2022)” da Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem problemas cardíacos, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis até 2030, e o custo com a saúde para os governos será de US$ 27 bilhões por ano. 

No Brasil, o sedentarismo piorou nos dois primeiros anos da pandemia da COVID-19. Antes da crise sanitária global, 35,5% dos brasileiros praticavam atividade física por mais 150 minutos por semana (o mínimo recomendado pela OMS). Na pandemia este índice caiu para 16%, de acordo com o levantamento ConVid Pesquisa de Comportamentos, coordenada pela Fiocruz. E, de acordo com a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2021), no conjunto das 27 cidades (capitais e DF), a frequência de atividade física equivalente a 150 minutos por semana foi de apenas 36,7%.

Portanto, se você quiser alcançar longevidade com autonomia, é necessário incluir atividade física regular no seu cotidiano. “Um único episódio de atividade física pode reduzir a ansiedade e o estresse, a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e a sensibilidade à insulina e a libido. Um custo-benefício tão valioso que é impossível não entender sua necessidade”, declaram os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, autores do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, líder há 32 anos no setor de medicina preventiva no Brasil.

Veja os benefícios de deixar a preguiça de lado

Controle do peso: associado à alimentação saudável, o exercício tem um papel importante no controle do peso e na prevenção da obesidade. Para manter seu peso, a energia que você gasta em suas atividades diárias deve ser igual às calorias que você come ou bebe. 

Reduz o risco de alterações cardíacas: o exercício fortalece o coração e melhora a circulação. O aumento do fluxo sanguíneo intensifica os níveis de oxigênio em seu corpo. Isso ajuda a diminuir o risco de colesterol alto e doença arterial coronariana. Além disso, o exercício reduz a pressão arterial.

Menos açúcar no sangue: o exercício diminui o açúcar no sangue e ajuda a insulina a funcionar melhor. Isso reduz o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Parar de fumar: o exercício facilita o abandono do tabagismo, reduzindo os desejos e os sintomas de abstinência.

Melhora sua saúde mental e humor: durante o exercício o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que melhoram o humor e fazem você se sentir mais relaxado. Uma proteção maior contra o estresse e a depressão. Ademais, o exercício também melhora a memória e a capacidade cognitiva.

Fortalece os ossos e músculos: o exercício regular contribui para ossos mais fortes em crianças e adolescentes. Com o passar dos anos, a perda de densidade óssea relacionada à idade pode diminuir. Fazer atividades de fortalecimento muscular aumenta a força. E exercícios reduzem o risco de quedas, principalmente na terceira idade.

Menor risco de câncer: a atividade física protege contra alguns tipos de câncer, como o de intestino, mama, útero e pulmão. 

Sono reparador e vida sexual de qualidade: você vai dormir melhor ao se exercitar durante o dia. A atividade física reduz o risco de disfunção erétil.

Confira a cartilha “Mexa-se” da Med-Rio para saber mais sobre atividade física, no link:

https://medriocheck-up.com.br/wpcontent/uploads/2018/07/2014.pdf.

E também o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira” do Ministério da Saúde, disponível em:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf.

Você é sedentário? Então procure fazer um check-up antes de retornar à prática de atividade física. Conheça a Med-Rio. Nas duas unidades da clínica, em Botafogo e na Barra da Tijuca, na capital carioca, o cliente é atendido por equipes multiprofissionais de saúde e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: livro “Saúde é Prevenção” (Rocco), Ministério da Saúde e Biblioteca Nacional e Institutos Nacionais da Saúde (Estados Unidos).