Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do problema

 

Para prevenir a hipertensão, prefira um cardápio com mais legumes, verduras e frutas, além de alimentos integrais, cozidos, assados, grelhados ou refogados, com temperos naturais, e reduza a adição de gorduras — Adobe/Reprodução

 

Você tem queixa frequente de dor de cabeça, palpitação, tontura, falta de ar e visão embaçada? Se a sua resposta é sim, procure fazer um check-up médico. Esses sintomas podem ser de hipertensão arterial, um problema que, se não for detectado precocemente e tratado, eleva o risco de infarto, derrame e sérios danos aos rins. A data 26 abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, mal que atinge 26,3% da população brasileira, conforme aponta pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2021), do Ministério da Saúde. Com mudanças de hábitos é possível evitar a pressão alta ou ter um melhor controle dessa alteração.

Na Med-Rio Check-up 20% dos clientes são hipertensos, o que significa que a pressão sanguínea nas artérias se mantém em 140/90 mmHg (milímetro de mercúrio) ou acima dessa medida. O primeiro número representa a pressão nos vasos sanguíneos quando o coração bate (chamada sistólica). O segundo é a pressão quando o coração relaxa e se enche de sangue (diastólica).

Sem controle, a pressão alta faz o coração trabalhar mais e enfraquecer. Isso porque o fluxo sanguíneo muito forte danifica os vasos, tornando-os rígidos ou estreitos. Na visão dos médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, fundadores da Med-Rio Check-up e autores do livro Saúde é Prevenção (Rocco), os níveis adequados de pressão arterial são 120/70 mmHg. E eles reforçam que a melhor prevenção é praticar atividade física diariamente, reduzir o nível de estresse, dormir bem e, principalmente, eliminar o máximo de sódio na alimentação.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf), a recomendação de sal para uma pessoa não deve ultrapassar 5 g por dia – uma colher de chá de sal e 1,7 g de sódio. Porém, no Brasil, cada indivíduo consome, em média, 12 g diárias de sal por dia, ou seja, mais do que o dobro da recomendação máxima.

Confira outras atitudes para evitar a hipertensão arterial

– História familiar de hipertensão arterial pode elevar o risco de apresentar o problema. Contudo, manter-se no peso adequado, não fumar e evitar o uso de álcool em excesso são condutas essenciais na prevenção.

– Se você ronca alto, acorda de madrugada em sobressalto ou com falta de ar e passa o dia seguinte sentindo cansaço, pode estar sofrendo de apneia obstrutiva do sono, uma importante causa de hipertensão arterial. O distúrbio se caracteriza por interrupções breves e repetidas da respiração, de dez a 30 segundos ou por mais tempo, algumas vezes no decorrer da noite.

– Nunca adicione sal na alimentação. Faça opções por um cardápio com mais legumes, verduras e frutas. Prefira os alimentos integrais, cozidos, assados, grelhados ou refogados, com temperos naturais, e reduza a adição de gorduras. Evite molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados. Diminua o consumo de doces e bebidas com açúcar.

– Meça sua pressão arterial regularmente e faça o check-up médico de rotina. Em caso de diagnóstico de hipertensão, siga corretamente as orientações do seu médico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal grave.

Você tem medido sua pressão arterial? Cuide da sua saúde para não precisar tratar da doença. Agende seu check-up. Nas duas unidades da Med-Rio, em Botafogo e na Barra da Tijuca, na capital carioca, o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: livro Saúde é Prevenção (Rocco), Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Hipertensão e National Institutes of Health (EUA).