Sal, açúcar e farinha de trigo refinados são alguns dos mais tóxicos para o corpo

 

O açúcar é um dos alimentos considerados venenos brancos porque, em excesso, está relacionado a diabetes. Freepik/Reprodução

 

Estresse crônico, fumo e abuso de álcool são conhecidos como “poluentes do corpo”, porque liberam substâncias tóxicas nas células. E não apenas esses. Na alimentação há cinco alimentos chamados “venenos brancos”: o sal de cozinha, o açúcar refinado, a farinha de trigo refinada, o leite tradicional e a margarina, os quais, consumidos em excesso, podem causar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade, alergias, câncer, entre outros males.

Para ter uma ideia, nos países das Américas, o consumo de sal ultrapassa 5 gramas (2 gramas de sódio) por dia ou uma 1 colher (chá), recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na região, a ingestão varia de 8,5 a 15 gramas por pessoa. No Brasil, o Ministério da Saúde estima em 12 gramas. Um hábito associado ao estilo de vida inadequado e muito prejudicial à saúde, pois está diretamente relacionado à hipertensão arterial, ao maior risco de formação de pedras na vesícula e a cálculos renais. 

Também o açúcar refinado é outro vilão “poluente do corpo”. Ele é responsável direto pelo aumento do número de casos de obesos no Brasil e por outras doenças, como diabetes e baixa imunidade. Dados da última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021. E o índice de obesidade foi de 22,35%

A cardiologista Marina Souza Aranha Pires de Andrade, gerente médica da Med-Rio Check-up, ensina como substituir os cinco venenos brancos da alimentação. Observe as dicas:

– Substitua a farinha de trigo branca pela integral, que possui índice glicêmico mais baixo (o que favorece uma absorção mais lenta e maior saciedade). Além disso, existem diversas receitas deliciosas sem esse ingrediente, com centeio, farinha de aveia, de amêndoas, de coco, de arroz e até de banana. Os produtos integrais contêm mais fibras, o que ajuda no funcionamento dos intestinos.

– O açúcar refinado é viciante. Habitue-se a um paladar menos doce. Quando for necessário adoçar, prefira mel, stevia, frutas maduras (como bananas ou maçãs para o preparo de receitas), açúcar de coco ou, em último caso, açúcar mascavo ou demerara.

– Para substituir o leite de vaca, escolha as versões vegetais, como o leite de amêndoas, de arroz, de aveia ou de soja não transgênica. Apesar de o leite ser um alimento rico em cálcio, ferro e proteína, e essencial para o desenvolvimento saudável, em especial o do tecido ósseo, ele pode desencadear intolerância à lactose, má digestão e alergia. O produto integral contém mais gordura. Se for beber leite, prefira o desnatado, a não ser que exista recomendação médica contrária.

– Troque o arroz branco pelo integral ou, ainda, vermelho, negro ou selvagem, ricos em sabor e nutrientes.

– No lugar do sal, opte pelos demais temperos e especiarias. A comida ficará deliciosa e mais saudável.

– A margarina deve ser substituída pela manteiga, mas não exagere na quantidade, pois é uma fonte de gordura saturada.

Aprenda mais sobre bons hábitos à mesa no “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Ministério da Saúde

E na cartilha “Meu prato saudável” da Med-Rio

A orientação nutricional é parte do pós-check-up médico completo personalizado na Med-Rio, referência há 33 anos em medicina preventiva e que possui equipes multiprofissionais de saúde e de apoio altamente capacitadas. Quer saber mais sobre o programa de check-up? Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos  também em nossas redes sociais.