Alimentação saudável, prática regular de atividade física e controle do estresse são os pilares para viver melhor

 

Um dos pilares da medicina do estilo de vida é alimentação equilibrada, com mais produtos integrais, de preferência de origem vegetal, e limitando as proteínas de fontes animais, como carnes vermelhas e ovos. Freepik/Reprodução

 

A medicina do estilo de vida é baseada em uma série de evidências que mostram que o modo de vida inadequado é o maior responsável pela maioria das doenças crônicas: alterações cardiovasculares, diabetes, obesidade, cânceres, entre outros. E esse novo conceito considera a prevenção – aliada ao estilo de vida saudável – como a melhor estratégia para alcançar longevidade com autonomia. Nesse propósito, o check-up de rotina e a consulta pós-exames estão entre os principais recursos a serem aplicados.

“Um dos pilares da medicina do estilo de vida é alimentação equilibrada, com mais produtos integrais, de preferência de origem vegetal, e limitando as proteínas de fontes animais, como carnes vermelhas e ovos. Outro é a prática regular de atividade física, com certa regularidade e intensidade. A abordagem tem ainda como fundamento oferecer orientações para o indivíduo ter sono reparador, eliminar ou reduzir o uso de substâncias tóxicas, como cigarro e álcool”, declara o médico Galileu Assis, um dos diretores da Med-Rio Check-up (líder no setor), especialista em medicina do estilo de vida pelo American Board of Lifestyle e coautor do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco).

Galileu acrescenta ainda que a medicina do estilo de vida se preocupa muito com o controle do estresse.

“Em nossos check-ups, avaliamos as dimensões emocionais de nossos clientes. Viver em harmonia no ambiente familiar e profissional, associado à adoção de hábitos saudáveis, é fundamental para prevenir ou diminuir o máximo o risco de sofrer graves problemas de saúde”, conclui.

De acordo com o especialista, o check-up personalizado, atendendo às características de cada indivíduo, realizado por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e em ambiente com total privacidade e segurança, é o principal meio para conquistar longevidade com autonomia, a partir da identificação e correção dos fatores de risco para males de saúde. 

Levantamento feito nas duas unidades da Med-Rio comprova a importância da medicina preventiva. Mais de 60% dos clientes examinados estão com peso acima do ideal e são sedentários; 50% têm baixo colesterol HDL (a fração boa); 50% consomem bebidas alcoólicas com frequência; 35% sofrem de insônia e 22% são hipertensos. No check-up tem aumentado o diagnóstico de males crônicos em pessoas mais jovens, inclusive o câncer.

E a medicina do estilo de vida ganha cada vez mais importância no mundo. Em Nova York, o prefeito Eric Adams criou, em parceria com o American College of Lifestyle Medicine, programas para incentivar os moradores a mudarem comportamentos prejudiciais. Um investimento de US$ 44 milhões, que inclui treinamento de 200 mil profissionais da saúde em medicina do estilo de vida. E todas as 1.700 escolas públicas da cidade (o maior sistema escolar do país) vão adotar o Vegan Fridays (cardápios veganos às sextas-feiras) em seus restaurantes. Adams encoraja a população a consumir produtos de fontes vegetais, a ter um sono de qualidade e a praticar atividade física regular. 

“A cidade de Nova York não continuará alimentando a crise do sistema de saúde”, enfatizou o prefeito em recente entrevista à rede de TV americana ABC. Ele próprio perdeu 30 quilos e controlou o diabetes tipo 2 com uma alimentação baseada em vegetais e atividade física.

Saiba mais sobre o estilo de vida saudável na cartilha que a Med-Rio tem sobre o tema

Quer inteirar-se sobre a medicina do estilo de vida? Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.