A alimentação saudável deve ser associada à prática diária de exercícios, a dormir bem e ao controle do estresse

 

A refeição balanceada deve ter todos os grupos alimentares: proteínas, carboidratos e gorduras boas, levando em conta as necessidades diárias de cada pessoa — Adobe/Reprodução

 

Fazer refeições balanceadas, juntamente com a prática regular de atividade física, dormir bem e tentar controlar o estresse são as melhores formas de prevenir e diminuir o risco de contrair doenças crônicas, como condições cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre outras. Com base na última pirâmide alimentar brasileira, elaborada pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a alimentação deve ser composta por quatro a seis refeições diárias. E uma distribuição harmônica é o desjejum com 25% das calorias; o almoço com 35%; o jantar com 25% e as demais ficando para os lanches.

A pirâmide, que leva em conta o consumo diário de 2.000 kcal (a média para um adulto saudável), é apenas uma referência, já que cada indivíduo tem possui necessidades nutricionais que variam conforme idade, sexo, peso corporal, estilo de vida (incluindo trabalho), horas de sono e uso de medicamentos. Essas especificidades podem ser analisadas no check-up médico ou com um nutricionista. “E a recomendação geral é que à alimentação balanceada se adicionem ao menos 30 minutos de atividade física diariamente”, orientam os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, autores do livro Saúde é Prevenção (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, a líder há 32 anos no setor de medicina preventiva no Brasil.

É o equilíbrio dos nutrientes, absorvidos após a digestão, que fornece a energia e os três elementos indispensáveis ao organismo: carboidratos integrais, que são de baixo índice glicêmico e, por isso, mantêm por mais tempo a saciedade (açúcares), proteínas e gorduras de boa qualidade. 

Vale ressaltar também que é sempre melhor ingerir alimentos nos quais as proteínas estão associadas a uma baixa quantidade de gorduras (legumes secos, soja, lentilha) ou a “bons lipídios” (gordura de peixes, azeite extravirgem). Outras dicas importantes são beber bastante água e limitar o consumo de sal, além de evitar ao máximo os produtos que contenham açúcares refinados e farináceos. E nunca fique muito tempo de estômago vazio. 

Agora você já sabe que a alimentação balanceada é a combinação de diferentes nutrientes, incluindo grãos e cereais (prefira os integrais); frutas; hortaliças; legumes; carnes (de preferência magras); leite e derivados (escolha aqueles com baixo teor de gordura); além de gorduras saudáveis (insaturadas, poli e mono). Sendo assim, opte por um prato gostoso, comum à nossa mesa de almoço (arroz, feijão, peito de frango ou picadinho de carne, salada), que atende perfeitamente às necessidades nutricionais da maioria dos adultos.

Aprenda a montar um prato saudável com a cartilha da Med-Rio Check-up, disponível em:

https://medriocheck-up.com.br/wp-content/uploads/2018/07/2013.pdf.

E ainda no “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Ministério da Saúde, no link:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view.

Você faz uma alimentação balanceada? A avaliação nutricional é parte do check-up personalizado da Med-Rio. Quer mais dicas de cuidados com a saúde? Siga-nos em nossas redes sociais e conheça a nossa clínica. Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000.

Fonte: livro Saúde é Prevenção (Rocco).