Ao preparar suas refeições, prefira as insaturadas, pois, entre outros benefícios, elas reduzem o colesterol total e o risco de arteriosclerose

 

As gorduras boas ou saudáveis são as poli-insaturadas, ricas em ômega 3 e 6, e ajudam a proteger o seu coração, ajudam na formação do cérebro e reduzem o risco de doenças inflamatórias e cânceres — AdobeStock/Reprodução

 

As gorduras (lipídios), bem como as proteínas e os carboidratos, são nutrientes essenciais ao nosso organismo. São fontes de energia, e precisamos delas na manutenção da pele e dos cabelos, no controle da temperatura do corpo e na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E. Mas você sabe quais são as mais saudáveis? 

Todas as gorduras são compostas de ácidos graxos saturados e insaturados. Ao se alimentar, prefira as insaturadas (mono e poli-insaturadas, líquidas em temperatura ambiente), classificadas como melhores, pois, entre outros benefícios, ajudam a reduzir o colesterol total e o risco de arteriosclerose.

As monoinsaturadas estão presentes em azeites e óleos vegetais, abacate, castanha de caju, nozes, amêndoas, amendoim, colza (que dá origem ao óleo de canola). No grupo das poli-insaturadas, encontramos óleos vegetais e de peixes, como salmão, atum, sardinha e cavalinha, ricos em ômega 3 (sementes de linhaça e de chia são outras fontes), uma protetora contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, como obesidade. Soja, legumes e grãos também são boas fontes de poli-insaturadas.

“As gorduras boas ou saudáveis são as poli-insaturadas, ricas em ômega 3 e 6. Elas ajudam a proteger o seu coração, ajudam na formação do cérebro e reduzem o risco de doenças inflamatórias e cânceres, como o de próstata. As ruins são as saturadas, que são extremamente prejudiciais à sua saúde”, diz a médica Marina Souza Aranha Pires de Andrade, gerente médica da Med-Rio Check-up, líder há 32 anos em medicina preventiva.

Já as saturadas, na temperatura ambiente, se apresentam na forma sólida e devem ser evitadas. Elas estão presentes em alimentos de origem animal e seus derivados (leite, manteiga, queijos, creme de leite), embutidos, gema de ovo. A gordura de coco também é uma forma saturada.

Porém, a mais nociva à saúde é a do tipo trans ou hidrogenada, obtida quimicamente a partir de óleos vegetais e que aumentam muito o risco de formação de placas e trombos nas artérias. Vale lembrar que o colesterol é uma forma de gordura presente apenas em alimentos de origem animal, sendo fabricada em maior parte no fígado. Na quantidade certa, é indispensável ao crescimento, à síntese da vitamina D e de hormônios.

E uma última dica: precisamos das boas gorduras e na quantidade certa. Para se ter uma ideia, 1 g de gordura produz de 8 a 9 kcal. Quer saber mais sobre alimentação saudável? A avaliação nutricional é parte do check-up personalizado da Med-Rio. Siga-nos em nossas redes sociais e conheça a nossa clínica. Acesse: medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000.

Saiba como montar um prato saudável com a cartilha da Med-Rio Check-up, em: 

https://medriocheck-up.com.br/wp-content/uploads/2018/07/2013.pdf.

E ainda no “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Ministério da Saúde, no link:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view.

Fonte: livro Saúde é Prevenção (Rocco).