Aumento do número de casos de câncer de mama em mulheres jovens leva médicos americanos a antecipar o rastreio em dez anos

A mamografia é um dos exames mais importantes para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e faz parte do check-up feminino completo da Med-Rio — Shutterstock/ Reprodução

 

O rastreio do câncer de mama com mamografia deve começar aos 40 anos. Esta é a nova orientação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos para mulheres sem história familiar desse tipo de tumor. Antes, a indicação era realizar a primeira mamografia aos 50 anos. Porém, com o aumento do número de casos de câncer de mama no país em pessoas jovens, especialistas americanos recomendam antecipar o exame em dez anos. Na Med-Rio, líder no Brasil em medicina preventiva há 33 anos, além da consulta clínica, os exames ultrassom de mamas e mamografia digital são etapas do check-up médico feminino completo nas duas unidades da clínica no Rio. Um em cada três casos de câncer pode ser curado, se for descoberto logo no início, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em 2009, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos (USPSTF, na sigla em inglês) aumentou a idade para iniciar mamografias de rotina de 40 para 50 anos, o que provocou grande polêmica. Na época, os pesquisadores americanos estavam preocupados com o fato de o rastreio precoce levar a tratamentos invasivos desnecessários em mulheres jovens, conforme artigo no jornal americano The New York Times.

Mas agora eles observaram que os índices de câncer de mama entre mulheres na faixa dos 40 anos estão crescendo (2% ao ano entre 2015 e 2019), disse o dr. John Wong, vice-presidente da USPSTF. A entidade mantém a indicação da mamografia a cada dois anos para mulheres com risco médio de tumor de mama. A USPSTF é um grupo independente de especialistas em cuidados primários e prevenção, que analisa regularmente as evidências científicas e faz recomendações na área de saúde.

“Temos referências claras de que iniciar o rastreio do câncer de mama a cada dois anos aos 40 anos proporciona benefícios às mulheres americanas”, afirmou Wong, professor na Universidade Tufts, ao The New York Times. 

Ainda sobre uma importante questão relacionada ao câncer de mama, a USPSTF anunciou que não há dados suficientes para endossar exames extras de imagem, como ultrassonografias ou ressonância magnética, para mulheres com tecido mamário denso. Este tópico gerou ampla controvérsia nos Estados Unidos porque as seguradoras de saúde não precisam oferecer cobertura total desses rastreios adicionais a essas mulheres (metade de todas com 40 anos no país têm essa característica, que, segundo alguns pesquisadores, pode dificultar o diagnóstico apenas com mamografia).

Segundo o INCA, o câncer de mama é o tumor maligno mais frequente em mulheres no Brasil, excluindo o de pele não melanoma, e com taxa ainda ascendente de mortalidade (74 mil casos novos previstos por ano até 2025). E o órgão destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que inclui aprender a fazer o autoexame das mamas

De acordo com o INCA, “a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos”. Essa indicação, diz o instituto, é adotada na maioria dos países e baseia-se na evidência científica do “benefício dessa estratégia na redução da mortalidade nesse grupo e no balanço favorável entre riscos e benefícios”. Há dois anos, o INCA lançou o livro “Parâmetros para detecção precoce do câncer de mama”, direcionado a profissionais da saúde.

Para inteirar-se sobre a prevenção do câncer de mama, baixe a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” do INCA, disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartil1.pdf

Conheça os principais exames no check-up feminino da Med-Rio

– Questionários pré-check-up para complementar a análise do histórico familiar, que aborda as dimensões emocionais de cada cliente.

– Exames laboratoriais completos e radiológicos (ultrassom abdominal, pelve, carótidas, tireoide, transvaginal e de mamas, mamografia digital, ecocardiograma e radiografias digitais de tórax).

– Avaliação clínica completa, com exames de neurologia, otorrinolaringologia e postural.

– Consulta com oftalmologista.

– Consulta com dermatologista.

– Consulta com dois cardiologistas, em repouso e em exercício.

– Exame proctológico e videorretossigmoidoscopia (visualiza a mucosa do intestino grosso, trecho de maior ocorrência dos tumores colorretais).

– Consulta com ginecologista/mastologista. E coleta de exame colpocitológico (detecta alterações nas células do colo do útero) e colposcopia.

– Consulta com pneumologista, com prova de função respiratória e verificação para a síndrome da apneia obstrutiva do sono.

– Avaliação nutricional.

– Avaliação da saúde oral e auditiva.

– Orientação sobre vacinas.

Quer saber mais sobre como melhorar a saúde feminina? Acesse a cartilha da Med-Rio sobre o tema, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha_medrio_saude_mulher_site.pdf.

No check-up da Med-Rio a abordagem é física e emocional e são realizados consultas e exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: The New York Times e Instituto Nacional de Câncer (INCA).