Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Hipertensão: condição é a principal causa de doenças cardiovasculares

Médica avalia a pressão de um paciente. Fazer seu check-up médico anualmente é uma das melhores formas de prevenir a hipertensão — Freepik/ Reprodução

Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Hipertensão. A data foi criada com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento correto da pressão alta. Uma alteração crônica que, sem controle, é a principal causa de problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, e de doenças renais, entre outras condições de saúde. Um recurso essencial para antecipar-se à hipertensão é agendar seu check-up médico anualmente. Na Med-Rio Check-up, 22% dos executivos examinados nos últimos 12 meses são hipertensos.

Na maioria dos casos, a hipertensão é herdada dos pais, mas o estilo de vida tem um grande impacto no desenvolvimento ou na piora da condição. Mesmo as crianças podem apresentar pressão alta. Porém, o perigo aumenta com a idade, ter vida sedentária e sobrepeso. Muitos outros fatores podem interferir na elevação da pressão arterial e o valor normal é de 120 mmHg x 80 mmHg. Em geral, quem tem o problema não apresenta sintomas até que a doença cause danos. Daí a importância do check-up anual.

Com base na mais recente Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada em 2023, a frequência de adultos nas 27 capitais brasileiras que referiram diagnóstico de hipertensão arterial foi de 27,9%, sendo maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%). Isto é, quando a pressão se mantém acima de 140 por 90 mmHg.

Como você pode tentar evitar

— Diminua o máximo o consumo de sódio. O limite é de até dois gramas/dia, o que corresponde a até cinco gramas de sal (uma colher de chá).

— Tente seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras, laticínios desnatados ou semidesnatados. Elimine das suas refeições e dos seus lanches a maior quantidade possível de produtos processados, farinhas refinadas, açúcar e gorduras saturadas e trans, refrigerantes e bebidas açucaradas. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos.

— Durma bem. O sono de má qualidade favorece o aumento da pressão arterial e isso pode se tornar crônico. A apneia obstrutiva do sono (interrupção da respiração várias vezes enquanto você dorme), por exemplo, eleva a pressão arterial.

— Mexa-se mais diariamente. Faça no mínimo 150 minutos semanais de atividades físicas de intensidade moderada (ou pelo menos 75 minutos de vigorosa). Associe exercícios aeróbicos, de musculação, de equilíbrio e de alongamento.

— Reduza seu nível de estresse diário. Quando essa reação se torna crônica, ocorre a produção contínua do hormônio adrenalina, que estreita os vasos, elevando a pressão e os batimentos cardíacos. Tente praticar atividades que relaxam, como meditação, ioga e exercícios de respiração.

— Evite bebidas alcoólicas e livre-se do tabagismo, mesmo passivo.

— Faça seu check-up médico anualmente e siga à risca as orientações do seu médico quanto ao uso dos medicamentos.

Manter a pressão arterial normal é uma das diretrizes para uma vida saudável (o Life’s Essential 8™) da Associação Americana do Coração. As outras são dormir bem (de sete a nove horas), não fumar, praticar atividade física com regularidade, ter um peso saudável, seguir uma alimentação saudável, controlar a glicemia e o colesterol.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a hipertensão acomete entre 20% e 40% da população adulta nas Américas (cerca de 250 milhões de pessoas). E, de acordo com o Ministério da Saúde, a “taxa de mortalidade por hipertensão arterial no Brasil atingiu o maior valor dos últimos dez anos, com a ocorrência de 18,7 óbitos por 100 mil em 2021”.

Sua pressão arterial está controlada? Seu check-up médico está em dia? Na Med-Rio são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio, líder há 33 anos em medicina preventiva, oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Ministério da Saúde, OPAS e Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos.