Essa pequena glândula, localizada no gogó, é essencial para o funcionamento do coração, do cérebro, dos rins, do fígado, da pele e outros órgãos

Um médico usa um ultrassom para observar a tireoide em uma mulher: o exame é um dos recursos do check-up na Med-Rio para prevenir e detectar precocemente problemas na glândula — Freepik/ Reprodução

Na saúde, 25 de maio é o Dia Mundial da Tireoide. Essa pequena glândula em formato de borboleta localiza-se na base anterior do pescoço (no gogó) e produz hormônios essenciais para diferentes ações do corpo, como, por exemplo, funcionamento do coração, do cérebro, do fígado e dos rins, controle do peso corporal, regulação do ciclo menstrual e da fertilidade, crescimento dos cabelos e das unhas, digestão, entre outras funções vitais. Daí a importância de cuidar muito bem dela. E um recurso importante nesse sentido é realizar seu check-up médico completo anual.

A tireoide pode falhar em decorrência de vários fatores, principalmente de alterações autoimunes, isto é, quando seu sistema de defesa se engana e ataca o próprio organismo. E podem ocorrer duas situações: secreção de hormônios tireoidianos T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) em excesso ou em pouca quantidade. 

A baixa produção hormonal é chamada de hipotireoidismo e os principais sintomas são: fadiga, depressão, dores musculares e articulares, intolerância ao frio, pele seca, ritmo cardíaco lento, pescoço inchado, ciclos menstruais intensos ou irregulares, prisão de ventre e ganho de peso. 

Essa condição é mais comum no sexo feminino e a principal causa é, geralmente, a doença de Hashimoto (inflamação autoimune crônica da tireoide). Pessoas com doença celíaca, síndrome de Sjögren, diabetes, artrite reumatoide ou lúpus também correm maior risco de hipotireoidismo.

No caso de hipertireoidismo (produção em excesso de hormônio), a pessoa pode se queixar de fadiga, nervosismo ou irritabilidade, ansiedade, dificuldade para dormir, fraqueza muscular, intolerância ao calor ou aumento da transpiração, batimento cardíaco rápido e irregular, evacuações intestinais frequentes ou diarreia e emagrecimento. Na maioria dos casos acontece devido à doença de Graves (também autoimune).

Há ainda situações que a tireoide apresenta cistos, nódulos e câncer, que nem sempre dá sinais no início. E vale a pena aprender com seu médico a fazer o autoexame da glândula ou acessar o site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para saber mais, disponível em: https://www.tireoide.org.br/para-o-publico/.

“No check-up da Med-Rio, dosamos o hormônio tireoestimulante (TSH), produzido pela glândula hipófise no cérebro, que, por sua vez, estimula o funcionamento da tireoide. Portanto, o check-up médico de rotina, com avaliação clínica e de imagem na Med-Rio, associado aos exames laboratoriais, é imprescindível na prevenção e no diagnóstico precoce das doenças da tireoide”, diz a endocrinologista Monica Tavares, gerente-médica da Med-Rio Check-up.

O seu check-up médico está em dia? Na Med-Rio a abordagem é física e emocional. No check-up são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 33 anos em medicina preventiva, a clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. A Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no canal do YouTube da clínica (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp). 

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/. Uma delas é sobre saúde mental.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (EUA).