O tipo que atinge a maioria da população é associado a um estilo de vida não saudável, principalmente à má alimentação e ao sedentarismo

Um casal prepara uma salada: manter-se no peso saudável é uma das medidas imprescindíveis para prevenir o diabetes tipo 2 — Freepik/ Reprodução

O Brasil é o 5º país do mundo em número de casos de diabetes, com cerca de 20 milhões, atrás da China, da Índia, dos Estados Unidos e do Paquistão. No calendário da saúde, 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes. E a melhor forma de evitar o tipo 2 (90% dos diagnósticos) é adotar um estilo de vida saudável e realizar o check-up médico completo. No levantamento entre clientes da Med-Rio Check-up, 9% dos homens e 11% das mulheres têm diabetes.

O diabetes é uma condição na qual os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão altos. A glicose é a principal fonte de energia do nosso corpo e precisa do hormônio insulina, produzido no pâncreas, para chegar às células. O diabetes não controlado causa sérios danos a diferentes órgãos, especialmente ao coração, aos rins, aos nervos e aos olhos, além de aumentar o risco de infecções.

Segundo a última pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2023), o diabetes atinge 10,2% da população brasileira. No tipo 1 (mais comum na infância e na adolescência), o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói as células produtoras de insulina.

O tipo 2 é resultado da resistência à insulina e/ou da deficiência na sua secreção. Essa alteração, geralmente, está associada ao excesso de peso, ao sedentarismo e à má alimentação, sobretudo ao consumo de carboidratos (açúcares).

Conheça os principais sintomas do diabetes tipo 2: aumento da sede e da fome e da frequência de urinar, cansaço, visão turva, dormência ou formigamento nos pés ou nas mãos, feridas que não cicatrizam e perda de peso sem causa aparente.

Fatores de risco para o tipo 2: 

— Estar pré-diabético. Isso significa que seu nível de glicose está acima do normal (99 mg/dl), porém esse índice (a glicemia) ainda não caracteriza o diabetes. Nessa fase ainda dá para reverter o quadro, na maioria dos casos, com a adoção de hábitos saudáveis. 

— Idade acima de 45 anos com sobrepeso.

— Ter história familiar de diabetes. Hipertensão arterial, nível baixo de colesterol bom (HDL) ou alto de triglicerídeos e problemas cardiovasculares.

— Diagnóstico de diabetes na gravidez.

Para prevenir o tipo 2:

Evite o sobrepeso: consulte endocrinologista e nutricionista para seguir um plano de alimentação saudável, de acordo com suas necessidades calóricas diárias. Você deve comer alimentos de cada grupo alimentar, principalmente grãos integrais, frutas, legumes e verduras. Um bom hábito é limitar o consumo de carne vermelha e evitar produtos processados. Reduza o máximo o consumo de açúcar e álcool.

— Mexa-se mais: se exercitar diariamente ajuda a controlar seu peso. Procure fazer, com orientação de profissional de educação física, pelo menos 30 minutos de atividade. Escolha algo prazeroso e comece aos poucos. Se está sedentário, faça seu check-up médico completo antes de iniciar qualquer atividade de moderada a intensa.

— Não fume: o tabagismo favorece a resistência à insulina. 

— Durma bem: o sono restaurador previne e melhora o controle do diabetes.

— Evite o estresse crônico: estudos indicam que os hormônios do estresse podem desencadear ou descontrolar o diabetes tipo 2.

O seu check-up médico está em dia? Nas duas unidades da clínica o cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 33 anos em medicina preventiva, a clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos à saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. A Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no canal do YouTube da clínica (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp). 

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: livro Saúde é prevenção (Rocco), Sociedade Brasileira de Diabetes e Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (EUA).