Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero
A incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos apresenta aumento contínuo. É o que aponta o mais recente relatório da Sociedade Americana contra o Câncer. Esse tumor está associado a fatores hormonais, genéticos, comportamentais e ambientais. O crescente número de casos em jovens reforça a importância de as mulheres adotarem um estilo de vida saudável e realizarem seu check-up médico completo anualmente. Essa associação é a melhor estratégia na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.
O exame minucioso das mamas é uma das etapas da consulta ginecológica no check-up da Med-Rio, que inclui 12 especialidades. O câncer de mama é o tipo mais comum de tumor no Brasil (depois do de pele não melanoma). Para cada ano do triênio de 2023 a 2025, a estimativa é de 73.610 casos novos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
“A notícia encorajadora é que as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam a diminuir, graças aos avanços na detecção e no tratamento precoces”, disse Angela Giaquinto, cientista associada na American Cancer Society (Sociedade Americana contra o Câncer) e autora principal do estudo. “Mas o progresso futuro pode ser frustrado pelo aumento da incidência, especialmente entre mulheres mais jovens, e pelas consequências da pandemia da COVID-19, como o diagnóstico tardio devido a interrupções na triagem”, comentou a pesquisadora.
“Diante do aumento no número de casos de câncer de mama entre mulheres mais jovens e à maior longevidade da população, o exame de mamografia pode ser indicado na faixa etária de 40 anos a 75 anos. Cerca de 90% dos casos de câncer de mama têm cura, desde que diagnosticados precocemente”, disse o doutor Antônio Braga, professor de obstetrícia da UFRJ e da UFF, no Encontro com a prevenção, um evento mensal da Med-Rio, direcionado ao público em geral e com transmissão no canal do YouTube da clínica.
Daí a importância de a mulher realizar seus exames de rotina. Na consulta com um(a) ginecologista no check-up da Med-Rio — líder há 34 anos no Brasil em medicina preventiva —, o/a médico(a) faz o exame físico das mamas da cliente. Com base na história familiar e na idade, ele(a) indicará exames de imagem para complementar a avaliação, como a ultrassonografia da mama e/ou a mamografia digital na Med-Rio.
O ginecologista poderá observar mudanças na coloração e na espessura da pele das mamas, abaulamentos, que podem representar nódulos. E ainda retração do mamilo e gânglios nos seios e nas axilas. Ter implantes de próteses nas mamas não prejudica o exame.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda fazer a mamografia, anualmente, a partir dos 40 anos. A mulher com casos de câncer de mama e/ou ovário na família (mãe, irmã ou filha) deverá realizar esse exame mais cedo, conforme a orientação de seu mastologista.
A importância da prevenção
O diagnóstico precoce tem efeito positivo no prognóstico e no tratamento do câncer de mama. Quando o tumor é pequeno e localizado apenas na mama, sem evidência de metástase, pode não haver a necessidade de quimioterapia.
Ademais, no que diz respeito ao tratamento cirúrgico, o diagnóstico inicial tem um efeito favorável, porque possibilita uma intervenção mais conservadora, sem a retirada total da mama.
No autoexame das mamas, as mulheres devem procurar:
— Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação do câncer, estando presente em mais de 90% dos casos.
— Alterações no bico do peito (mamilo).
— Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
— Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
— Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja.
Para saber mais sobre o tema, acesse a cartilha do Ministério da Saúde, disponível em:
Procure manter seu check-up médico em dia. Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G.
A Med-Rio já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.
Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.
Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer e Sociedade Americana contra o Câncer.