Consultas e exames permitem traçar um programa personalizado para melhorar a qualidade de vida da mulher
Quase oito em cada dez mulheres estão na menopausa enquanto ainda trabalham, conforme pesquisa da Faculdade de Medicina Ocupacional de Londres. E três quartos das mulheres sentirão suores noturnos, fadiga, dores de cabeça e nas articulações e ansiedade, dos 34 sinais clínicos identificados nessa fase, segundo uma matéria da BBC, do Reino Unido. Ainda de acordo com o artigo, para 25% delas essas manifestações serão debilitantes, com um impacto significativo no cotidiano. O que leva muitas a pedirem demissão. A realização do check-up médico feminino completo, anualmente, previne e detecta precocemente condições de saúde, permitindo buscar soluções para proporcionar um maior bem-estar.
Para ter uma ideia, em um levantamento realizado no ano de 2023, a empresa de planos de saúde britânica SimplyHealth entrevistou mais de duas mil trabalhadoras de 40 a 60 anos, e 23% consideraram pedir demissão devido ao impacto da menopausa nas suas rotinas. Em geral, a maioria das mulheres sentirá o início da menopausa entre 40 e 58 anos, com a perimenopausa, a fase de transição em que os hormônios começam a flutuar, durando até oito anos, conforme o artigo.
A preocupação com a saúde das mulheres na menopausa é tão relevante na atualidade que campanhas internacionais, como Menopause Mandate e Let’s Talk Menopause, visam eliminar o estigma e conscientizar a sociedade sobre o tema. Cerca de 14 milhões de dias de trabalho são perdidos anualmente no Reino Unido devido aos sintomas da menopausa, segundo o site da Let’s Talk Menopause. E 81% de funcionárias na menopausa relatam que essa fase tem um impacto moderado a extremamente elevado no seu desempenho no trabalho. Outro dado importante: 91% das entrevistadas disseram haver pouco ou nenhum reconhecimento nas empresas sobre a menopausa.
No check-up médico feminino completo nas duas unidades da Med-Rio, as principais queixas das mulheres na perimenopausa e na menopausa são os calores noturnos, a mudança no padrão do sono, principalmente insônia — alteração que as deixam muito cansadas durante o dia — e a ansiedade.
“A menopausa tem grande impacto na vida pessoal e profissional das mulheres. Com as consultas e os exames, a partir dos resultados do laudo e da consulta pós-check-up na Med-Rio, via telemedicina, sugerimos um programa de saúde personalizado, que pode ser compartilhado com o/a médico/a assistente da cliente, visando corrigir fatores de risco à saúde e proporcionar longevidade com bem-estar”, diz a dra. Luciana Lavenere Wanderley, gerente-médica da Med-Rio.
A médica enfatiza que a adoção de hábitos saudáveis é muito importante para aliviar os sintomas na menopausa. Fazer uma alimentação balanceada em horários regulares, praticar atividade física diariamente, pelo menos 30 minutos (associando exercícios aeróbicos, de musculação, de alongamento e equilíbrio) e ter uma boa higiene do sono reforçam a proteção contra problemas cardiovasculares, melhora o equilíbrio hormonal e o humor na menopausa. Também ajuda bastante nesse período reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína, manter-se bem hidratada, usar roupas mais confortáveis e parar de fumar.
A menopausa acontece quando a mulher passa 12 meses consecutivos sem menstruar. Um levantamento com mulheres de diferentes faixas etárias que fizeram check-up na Med-Rio indicou que 60% se queixam de estresse crônico, 55% são sedentárias, 50% consomem regularmente bebidas alcoólicas, 20% são hipertensas e 18% relatam distúrbios intestinais. A maioria das doenças crônicas é decorrente do estilo de vida inadequado. Daí a importância de adotar hábitos saudáveis. E você terá benefício em qualquer idade. Mas quanto antes fizer isso, melhor.
Conheça os principais exames no check-up feminino da Med-Rio
– Questionários pré-check-up para complementar a análise do histórico familiar, que aborda as dimensões emocionais de cada cliente.
– Exames laboratoriais completos e radiológicos (ultrassom abdominal, pelve, carótidas, tireoide, transvaginal e de mamas, mamografia digital, ecocardiograma e radiografias digitais de tórax).
– Avaliação clínica completa, com exames de neurologia, otorrinolaringologia e postural.
– Consulta com oftalmologista.
– Consulta com dermatologista.
– Consulta com dois cardiologistas, em repouso e em exercício.
– Exame proctológico e videorretossigmoidoscopia (visualiza a mucosa do intestino grosso, trecho de maior ocorrência dos tumores colorretais).
– Consulta com ginecologista/mastologista. E coleta de exame colpocitológico (detecta alterações nas células do colo do útero) e colposcopia.
– Consulta com pneumologista, com prova de função respiratória e verificação para a síndrome da apneia obstrutiva do sono.
– Avaliação nutricional.
– Avaliação da saúde oral e auditiva.
– Orientação sobre vacinas.
Quer saber mais sobre como melhorar a saúde feminina? Acesse a cartilha da Med-Rio sobre o tema, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha_medrio_saude_mulher_site.pdf.
No check-up da Med-Rio são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio, líder há 33 anos em medicina preventiva, oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.
Fontes: BBC Future e site Let’s Talk Menopause (https://www.talkingmenopause.co.uk/).