Corpo, mente e alma estão conectados; e a saúde de um desses elementos interfere nos outros
Espiritualidade é a maneira como você encontra significado, esperança, conforto e paz interior em sua vida, sem, necessariamente, seguir uma religião. Novos estudos comprovam que essa vivência faz bem à saúde, inclusive ao coração. Ninguém sabe ao certo como isso acontece, mas o corpo, a mente e a alma estão conectados. E a condição de qualquer um desses elementos parece interferir nos outros. Tanto que, no Brasil, entidades de medicina, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), têm departamentos dedicados a pesquisar o assunto.
O tema “Espiritualidade faz bem ao corpo e à alma” será abordado no Encontro com a Prevenção, evento mensal da Med-Rio Check-up, para o público em geral. A apresentação contará com a participação do médico, professor e padre Aníbal Gil Lopes, titular da Academia Nacional de Medicina e será no dia 15 de abril, às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da clínica.
A espiritualidade está ligada à busca individual de um propósito de vida e de uma transcendência, abrangendo as conexões com a família, a sociedade e o ambiente. No que se refere ao coração, o estudo da SBC “Religiosity and Spirituality: The Relationship Between Psychosocial Factors and Cardiovascular Health”, com pacientes em Sergipe, observou a associação entre altos níveis de religiosidade e espiritualidade e menores frequências de comorbidades (mais de uma doença na mesma pessoa) cardiovasculares. E novas pesquisas serão realizadas para comprovar essa relação.
Hoje em dia, a SBC orienta os cardiologistas a abordarem na consulta com o paciente aspectos relacionados à religiosidade e à espiritualidade, conforme o documento “Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular”. A instituição considera que a atenção multidimensional do indivíduo influencia no sucesso do seu tratamento.
Mas como desenvolver a espiritualidade na busca de bem-estar?
— O primeiro passo é perceber as atividades que lhe proporcionem paz interior, como fé, gratidão, esperança, solidariedade, compaixão e amor. Isso pode ser alcançado através de uma religião ou do treino de meditação, de ioga ou de um trabalho voluntário ou ter momentos de silêncio para pensar.
— Reserve um tempo todos os dias para fazer coisas que o ajudem espiritualmente. Pôr em prática o perdão e a gratidão é uma forma de fortalecer essa vivência.
— Lembre-se de que cada indivíduo é único. O que pode ser bom espiritualmente para os outros pode não dar certo para você.
— Sua espiritualidade pode afetar os seus pensamentos sobre sua saúde. Se você acha que suas crenças espirituais estão interferindo no seu cuidado físico e mental, converse com o seu médico.
Há um crescente interesse pelo tema no meio científico. De acordo com um artigo no portal Medscape, o envolvimento religioso e a espiritualidade estão associados a melhores resultados de saúde, incluindo maior longevidade, habilidades de enfrentamento e qualidade de vida relacionada à saúde (mesmo durante doenças terminais) e menos ansiedade, depressão e índices de suicídio.
Um estudo com afro-americanos, publicado na revista científica Journal of the American Heart Association, verificou que o grupo que participava frequentemente de atividades religiosas ou tinham crenças espirituais profundas apresentava melhor pontuações em indicadores de boa saúde cardíaca do que pessoas sem essa característica. Também na enfermagem a conexão entre espiritualidade e saúde tem sido considerada um pilar.
Cientistas em diferentes países querem entender melhor como a espiritualidade protege contra problemas de saúde crônicos. Artigo da BBC Brasil diz que “nos Estados Unidos, instituições como a Escola de Medicina de Stanford, as Universidades Duke, a da Flórida, a do Texas e Columbia mantêm centros exclusivos sobre o assunto, assim como a Universidade de Munique, na Alemanha, a de Calgary, no Canadá, e o Royal College of Psychiatrists, no Reino Unido”.
Em resumo, praticar a espiritualidade pode não curar um problema de saúde, mas pode ajudá-lo a sentir-se melhor. Também ajuda a baixar a pressão arterial, a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir o estresse do cotidiano, o principal fator para o estilo de vida inadequado, responsável diretamente por doenças crônicas.
Como está a sua saúde física e mental? No check-up da Med-Rio são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio, líder há 33 anos em medicina preventiva, oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.
Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Academia Americana de Médicos de Família, BBC Brasil e publicação El Debate (Espanha).