Check-up da Med-Rio previne e detecta precocemente alterações na parte do intestino grosso na qual se desenvolve a maioria dos tumores malignos
No calendário da saúde, todos os anos, acontece a campanha Março Azul, para conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer colorretal (no intestino grosso). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de tumor é o segundo mais incidente no Brasil, em homens e mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente. Mas é possível prevenir ou fazer o seu diagnóstico precoce com proctologista.
No exame proctológico durante o check-up médico completo da Med-Rio, inicialmente, o especialista observa se há fístulas, fissuras, hemorroidas, lesões que podem estar associadas a doenças sexualmente transmissíveis, como, por exemplo, o condiloma (causado pelo papilomavírus humano, o HPV), abcessos e cistos.
O proctologista também observa a tonicidade do esfíncter anal (estrutura em forma de anel que controla a abertura ou oclusão de um canal). Com a idade, ele pode se enfraquecer. O exame de fezes, que também faz parte do check-up, é necessário para identificar sangue oculto no bolo fecal.
Por último, o médico realiza a videorretossigmoidoscopia. Esse exame, via endoscópio, possibilita verificar possíveis alterações, lesões ou pólipos no cólon descendente (leva o bolo alimentar para baixo) e no retossigmoide (onde o cólon se liga ao reto).
“A videorretossigmoidoscopia flexível, com fibra ótica, dura 20 minutos e é essencial no check-up da Med-Rio. Os achados mais frequentes na clínica são divertículos, inflamações do cólon (colites) e, principalmente, pólipos, que são formações pré-tumorais. Pelo menos 70% dos pólipos aparecem no cólon descendente e no retossigmoide”, diz o médico Galileu Assis, cofundador com o médico Gilberto Ururahy da Med-Rio Check-up, coautores do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco).
A diferença da videorretossigmoidoscopia para a colonoscopia, que investiga todo o intestino grosso, é que o segundo requer um preparo maior e internação hospitalar, com sedação. E, se for o caso, o proctologista já retira na colonoscopia os pólipos e estuda toda a mucosa.
“O que recomendamos é alternar os exames. Isto é, fazer uma primeira colonoscopia aos 45 anos, para pessoas sem história familiar de câncer de intestino, e anualmente realizar a retossigmoidoscopia, e ir alternando”, orienta Assis.
Fatores de risco para o câncer colorretal:
Excesso de peso, consumo em excesso de carnes vermelhas e processadas, baixa ingestão de fibras, tabagismo e uso de bebidas alcoólicas. Histórico pessoal ou familiar de pólipos, doenças inflamatórias intestinais ou câncer de intestino também.
Fique atento se observar sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes e massa abdominal e lesões anais externas.
Para cada ano do triênio 2023-2025 serão diagnosticados cerca de 46 mil casos novos no Brasil. A incidência está aumentando em indivíduos cada vez mais jovens e, portanto, é imprescindível fazer exames preventivos.
Saiba mais sobre a campanha Março Azul, disponível em: https://www.marcoazul.org.br/
Você está em dia com o seu check-up médico? Na Med-Rio, a abordagem é física e emocional, com realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio, líder há 33 anos em medicina preventiva, oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.