“Saúde é prevenção” (Rocco) é um convite e um guia para buscarmos um estilo de vida saudável — com alimentação balanceada, atividade física regular, sono reparador —, de modo a otimizarmos o bem-estar e nos resguardarmos, sobretudo, das doenças crônicas. Considerando os efeitos da pandemia do novo coronavírus que abala o mundo inteiro desde 2020, é cada vez maior a importância de “cuidarmos bem da saúde para não haver necessidade de tratarmos a doença”. Fundadores da clínica Med-Rio Check-up, especializada em medicina preventiva, os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis propõem que exames periódicos, conhecimento sobre os fatores de risco e tratamentos precoces são necessários para o bom funcionamento do nosso corpo, além da identificação de situações estressantes capazes de nos fragilizar e, muitas vezes, até de levar a distúrbios físicos e psíquicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
Com 40 anos de carreira dedicados à Medicina Preventiva, Gilberto Ururahy é o fundador, ao lado de Galileu Assis, da Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico para executivos. Em “Emoções e saúde” (Rocco), seu terceiro livro, ele se une ao psiquiatra francês Éric Albert, dirigente do Instituto Francês de Ações sobre o Estresse (IFAS), para mostrar que é possível gerenciar o estresse da vida cotidiana e transformá-lo numa força positiva e motivadora. Para isso, explicam os autores, o check-up médico periódico é fundamental. Exames regulares permitem avaliar o corpo como um todo, levando em conta o lado emocional, e sinalizam os impactos do estresse na saúde de cada um. Uma ferramenta preventiva crucial a partir da qual é possível conhecer os fatores de risco de modo a corrigi-los e evitar surpresas desagradáveis.
Com 40 anos de carreira dedicados à Medicina Preventiva, Gilberto Ururahy é o fundador, ao lado de Galileu Assis, da Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico para executivos. Em “Emoções e saúde” (Rocco), seu terceiro livro, ele se une ao psiquiatra francês Éric Albert, dirigente do Instituto Francês de Ações sobre o Estresse (IFAS), para mostrar que é possível gerenciar o estresse da vida cotidiana e transformá-lo numa força positiva e motivadora. Para isso, explicam os autores, o check-up médico periódico é fundamental. Exames regulares permitem avaliar o corpo como um todo, levando em conta o lado emocional, e sinalizam os impactos do estresse na saúde de cada um. Uma ferramenta preventiva crucial a partir da qual é possível conhecer os fatores de risco de modo a corrigi-los e evitar surpresas desagradáveis.
Em “O Cérebro emocional” (Rocco), os médicos Gilberto Ururahy e Éric Albert sugerem que é possível transformar esse estresse ruim em um estresse bom, aquele que instiga, motiva e faz realizar. Para que o executivo possa conviver com toda essa solicitação, ele deve se prevenir para que saiba administrar a sua vida com saúde e qualidade. Para tanto ele deve fazer periódicos check-ups prévios, que avaliarão seu organismo, levando em consideração as emoções e como elas o atingem. Este procedimento não só beneficia o executivo como também as empresas, que terão funcionários bem-dispostos, que não se afastam do trabalho por doença, que convivem em um ambiente saudavelmente produtivo. Além disso, a família também é beneficiada, pois as relações entre marido e mulher e destes com os filhos ganham em qualidade quando as tensões são controladas.
O que fazer para trabalhar melhor? Como estabelecer métodos de trabalho e relações que favoreçam a eficácia e o dinamismo, sem exercer demasiada pressão? Como evitar o fracasso? Como conciliar desempenho e bem-estar? Neste livro, Eric Albert e Gilberto Ururahy nos fornecem os elementos para analisarmos e aperfeiçoarmos nossos métodos de trabalho.
O que fazer para trabalhar melhor? Como estabelecer métodos de trabalho e relações que favoreçam a eficácia e o dinamismo, sem exercer demasiada pressão? Como evitar o fracasso? Como conciliar desempenho e bem-estar? Neste livro, Eric Albert e Gilberto Ururahy nos fornecem os elementos para analisarmos e aperfeiçoarmos nossos métodos de trabalho.