Manter o estilo de vida saudável e fazer o check-up médico anual reduzem o risco de sofrer de doenças crônicas não transmissíveis, como infarto e câncer

 

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) – e situações relacionadas à saúde mental – matam 41 milhões de pessoas no mundo por ano, segundo a OMS. E a adoção de hábitos saudáveis e a realização de check-up médico anual reduzem os riscos — Adobe/Reprodução

 

Este mês é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Saúde, com os propósitos de sensibilizar a população sobre a importância da educação sanitária e da adoção de um estilo de vida saudável. É uma oportunidade para lembrar que a alimentação inadequada, o sedentarismo, dormir mal, o alto nível de estresse, o tabagismo e o consumo em excesso de álcool são os principais fatores para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), principalmente alterações cardiovasculares, cânceres, diabetes e problemas respiratórios. A efeméride é uma homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 agosto de 1872.

Segundo o relatório, “Números Invisíveis” da Organização Mundial da Saúde (OMS), as DCNTs – e situações relacionadas à saúde mental – matam 41 milhões de pessoas no mundo por ano, e, a cada dois segundos, uma pessoa com menos de 70 anos morre em decorrência de uma dessas doenças. Ainda de acordo com a OMS, as DCNTs causam 75% dos óbitos no Brasil, com as condições cardiovasculares (28%) e cânceres (18%) nas primeiras posições.

E pesquisa recente do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) apontou uma preocupante elevação no número de internações por infarto (uma das complicações da doença cardiovascular) no Brasil, entre 2008 e 2022. A média mensal entre os homens passou de 5.282 casos para 13.645, um aumento de 158%. Já entre as mulheres, o crescimento foi de 157%, com a média de ocorrências subindo de 1.930 para 4.973 casos no período do levantamento. O Cardiômetro – da Sociedade Brasileira de Cardiologia – indica que as alterações cardiovasculares são responsáveis por mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minuto (90 segundos) no país.

São números alarmantes. Dados obtidos a partir de mais 250 mil check-ups médicos realizados na Med-Rio – líder há 32 anos em medicina preventiva no Brasil – mostram que 78% dos clientes (homens e mulheres, a maioria executivos) têm alto nível de estresse, 50% fazem uso regular de bebida alcoólica, 35% sofrem de insônia, 12% estão diabéticos, 25% apresentam hipertensão arterial e 20% são obesos. Índices semelhantes aos encontrados na população brasileira.

“Pelo menos 80% das consultas médicas no mundo têm relação com o estresse. A pandemia da COVID-19 levou, por diferentes motivos, a um crescimento do índice de DCNTs, inclusive em faixas etárias mais jovens. Portanto, para alcançar longevidade com autonomia é preciso manter hábitos saudáveis e o cartão de vacinação em dia, além de realizar o check-up médico anualmente. O check-up é a forma mais eficaz de evitar surpresas com a saúde”, afirma o médico Gilberto Ururahy, cofundador da Med-Rio Check-up e coautor do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco), com o dr. Galileu Assis, cofundador da Med-Rio.

A Med-Rio criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida, nas mais diversas especialidades.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Já conhece a avaliação médica personalizada da Med-Rio?

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.