O primeiro passo para mudar seu comportamento é se conscientizar sobre o que você faz 

Ao fazer escolhas saudáveis, você reduz o risco de desenvolver problemas de saúde sérios e evitáveis. Adobe Stock/Reprodução

 

O início de um novo ano é um bom período para colocar em prática hábitos positivos. Fazer escolhas saudáveis pode nos ajudar a nos sentir melhor e viver mais. Talvez você já tenha tentado comer melhor, praticar exercícios ou dormir bem, parar de fumar ou reduzir o estresse. Não é fácil! No entanto, a boa notícia é que décadas de pesquisa mostram que a mudança é possível e existem estratégias comprovadas para chegar lá, segundo o National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos. 

Ao fazer escolhas saudáveis, você reduz o risco de desenvolver problemas de saúde sérios e evitáveis, incluindo doenças cardíacas, derrame, câncer, diabetes tipo 2 e obesidade. Então fique atento às dicas a seguir!

Conheça seus hábitos – Comportamentos repetitivos que fazem você se sentir bem afetam seu cérebro de forma a criar hábitos que podem ser difíceis de mudar. Os hábitos muitas vezes se tornam automáticos. “O primeiro passo para mudar seu comportamento é se conscientizar sobre o que você faz regularmente”, explica a dra. Lisa Marsch, especialista na área de mudança de comportamento do Dartmouth College, nos Estados Unidos. “Procure padrões em seu comportamento e o que desencadeia os prejudiciais à saúde que deseja mudar”, complementa.

Talvez você coma demais enquanto assiste à TV ou fume com um amigo nos intervalos, mesmo quando não quer um cigarro. “Podem ser desenvolvidas maneiras de interromper esses padrões e criar novos”, afirma Lisa. Por exemplo, faça as refeições com a TV desligada ou encontre amigos para atividades saudáveis, como caminhar.

Faça um plano Elabore um plano que inclua metas pequenas e razoáveis e ações específicas que tomará para alcançá-las. “Se for à máquina de venda automática no trabalho e comprar fast-food às tardes, tente um caminho diferente: prepare um lanche saudável em casa e leve para o escritório”, diz a dra. Susan Czajkowski, do NIH. “Sempre que possível, torne a opção saudável a mais fácil”, acrescenta.

Pense no que você acha que será necessário para chegar lá. Como pode mudar as coisas ao seu redor para apoiar seus objetivos? Pode precisar armazenar alimentos saudáveis, eliminar as tentações ou encontrar um lugar especial para relaxar.

Envolva os amigos – Os comportamentos de saúde das pessoas tendem a refletir os de seus familiares e amigos. Convide-os para acompanhá-lo, apoiá-lo e ajudá-lo a permanecer no caminho certo. Também é importante ter um plano para os obstáculos. Pense no que poderia atrapalhar seus melhores esforços para viver de forma mais saudável. Como pode continuar a fazer escolhas saudáveis em situações inesperadas, em momentos estressantes ou quando velhos hábitos o tentam?

Fique no caminho certo Fazer coisas positivas para si mesmo pode ser emocionante e gratificante. Mas haverá momentos que você se perguntará se pode ser consistente. Identifique pensamentos negativos e transforme-os em realistas e produtivos.

Mantenha um registro – Você pode usar um diário, um programa de computador ou um aplicativo para anotar coisas, tais como sua alimentação, exercícios, níveis de estresse ou padrões de sono. “Mesmo quando você pensa que está prestes a desistir, não desista”, declara Susan. “Às vezes, quando sente que está falhando, é quando pode aprender mais”, salienta.

“Quanto mais praticar o autocontrole, melhor será o seu desempenho”, assegura o dr. Leonard Epstein, que estuda mudança de comportamento e tomada de decisões na Universidade de Buffalo, em Nova York.

Epstein descobriu que algumas pessoas têm mais dificuldade em resistir a seus impulsos do que outras. Isso pode levar a comer demais, a abuso de substâncias, a beber ou fazer compras em excesso ou a comportamento sexual de risco.

“É possível aprender a adiar a gratificação imediata por meio de pensamentos futuros episódicos ou imaginando vividamente experiências ou recompensas positivas futuras”, garante ele. “É uma ótima maneira de fortalecer sua capacidade de tomar decisões que serão melhores para você em longo prazo”, reitera.

Mesmo pequenas melhorias em sua nutrição e atividade física reduzem os riscos à saúde e prolongam sua vida.

Seja paciente Você nunca está muito fora de forma, muito acima do peso ou muito velho para fazer mudanças saudáveis. Tente diferentes estratégias até encontrar o que funciona melhor. “As coisas podem não sair como planejado, e tudo bem”, comenta Susan. “A mudança é um processo. O mais importante é seguir em frente”, reforça.

O check-up médico é um dos melhores recursos para a promoção da saúde. Conheça o conceito da Med-Rio, referência há 33 anos em medicina preventiva. Acesse: medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.