Exercícios de relaxamento e respiração acalmam e permitem realizar os exames médicos para manter a saúde em dia
O check-up médico completo previne e diagnostica precocemente problemas de saúde e fornece informações para corrigir fatores de risco, com o objetivo de proporcionar longevidade com bem-estar. Porém, algumas pessoas podem se sentir ansiosas na hora de fazer os exames clínicos, laboratoriais e de imagens, e assim postergar a avaliação anual. Em certos casos, esse comportamento se torna fobia, um medo intenso e irracional, que pode causar ou piorar sintomas como taquicardia, falta de ar e tremores, entre outros. Mas, calma! Tem como controlar qualquer angústia para manter a sua saúde em dia. É só seguir técnicas de relaxamento e orientações para se sentir mais tranquilo.
Primeiro é importante saber que a maioria dos exames de um check-up médico completo, como o da Med-Rio — líder há 33 anos em medicina preventiva no país — apresenta pouco ou nenhum risco. Mesmo assim há quem fique apreensivo sempre que precisa ir a uma clínica ou hospital. E as fobias mais comuns são:
Tripanofobia: é o medo exagerado de agulhas. Muitas pessoas têm um pouco de aversão a agulhas, mas aquelas com tripanofobia apresentam medo excessivo de injeções e agulhas. Isso pode impedir ou dificultar a realização de exames ou tratamentos necessários, e ser especialmente perigoso em situações de condições crônicas, que precisam de avaliações ou tratamentos frequentes.
Se esse for o seu caso, anote:
— Se não precisa limitar ou evitar líquidos com antecedência, beba bastante água no dia anterior e na manhã do exame de sangue. Isso mantém mais líquido nas veias e pode facilitar a coleta.
— Pergunte ao seu médico se você pode usar um anestésico tópico (superficial) na pele.
— Se a visão de uma agulha o assusta, feche os olhos ou desvie o olhar durante a coleta.
— Se tem diabetes e precisa injetar insulina, pode consultar o seu médico para saber se pode usar dispositivos que aplicam insulina através da pele com um jato de alta pressão, em vez de agulhas.
Iatrofobia: é o medo de médicos e de outros profissionais de saúde, também chamada de Síndrome do Jaleco Branco. Pessoas com iatrofobia evitam consultar profissionais de saúde para cuidados de rotina ou quando apresentam sintomas de doença. Mas se não forem examinadas, certas condições podem piorar com o tempo e até ser fatal.
Se você sofre com isso:
— Vá à sua consulta com um amigo ou familiar para se sentir acolhido, seguro.
— Leve livro, revista ou algo para se distrair enquanto espera a consulta e os exames.
— Para a iatrofobia moderada ou grave, você pode considerar a ajuda de um profissional de saúde mental.
— Se se sentir confortável em conversar com o seu médico, pergunte quais medicamentos podem aliviar sua ansiedade antes do check-up.
Claustrofobia: é o medo de espaços fechados. A claustrofobia pode afetar as pessoas de muitas maneiras diferentes. Você pode se sentir claustrofóbico durante uma ressonância magnética porque é colocado em uma máquina de digitalização fechada e estreita em forma de tubo. Nesses casos específicos e quando há indicação no check-up, é possível fazer (dependendo da avaliação médica) este exame em aparelhos de ressonância de campo aberto, que proporcionam maior conforto. O seu médico poderá orientá-lo e até sugerir ao radiologista o uso de um sedativo leve antes do procedimento.
De maneira geral, para ficar tranquilo nos exames do check-up:
— Respire profundamente: faça três respirações lentas. Conte até três a cada respiração e repita. Se começar a ficar tonto, faça isso mais devagar.
— Conte: até 10 lenta e silenciosamente.
— Visualize: feche os olhos e pense em uma imagem ou lugar ou situação que o faça feliz.
— Relaxe: concentre-se em deixar os músculos relaxados e soltos.
— Converse: fale com alguém no ambiente de espera. Isso ajuda a distraí-lo. Ouça uma música. Na Med-Rio, diariamente, músicos talentosos tocam harpa e violino apresentando um repertório clássico que encanta e relaxa os clientes.
Evitar fazer o check-up médico completo anualmente é perigoso para sua saúde. Se tiver algum tipo de ansiedade com relação aos exames, converse com o seu psiquiatra ou psicólogo. Segundo artigo publicado no portal do Ministério da Saúde, os homens costumam dar menos atenção à saúde e, consequentemente, buscam com menos frequência os serviços médicos. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.
Com um conceito inovador, o check-up na Med-Rio proporciona tranquilidade, conforto, privacidade e segurança. A abordagem do cliente é física e emocional, com realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). As duas unidades da clínica disponibilizam períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.
Fonte de apoio: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.