Seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde e ter bons hábitos aumentam as defesas do corpo

 

Um adulto jovem é vacinado em uma clínica: o check-up médico é um momento ideal para saber se sua caderneta de vacinação está em dia — AdobeStock/Reprodução

 

A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância das vacinas na prevenção de doenças. Mas, apesar de o Brasil ter há meio século um Programa Nacional de Imunizações (PNI) bem avaliado internacionalmente, ainda há um grande desafio para ampliar a cobertura da população. Atualmente, o Calendário Nacional de Vacinação abrange as crianças, os adolescentes e os adultos (incluindo idosos), além de as gestantes e os povos indígenas. E, segundo o Ministério da Saúde, o governo disponibiliza na rotina de imunização 19 vacinas, com proteção que começa nos recém-nascidos. E você sabe quais as vacinas os adultos precisam tomar? Sua caderneta de vacinação está em dia?

“O check-up médico é um momento ideal para saber se sua caderneta de vacinação está em dia”, diz o médico Gilberto Ururahy, um dos diretores da Med-Rio Check-up (líder no setor) e coautor dos livros “Como se tornar um bom estressado” (Sextante), “O cérebro emocional” (Rocco), “Emoções e saúde” (Rocco) e, o mais recente, Saúde é Prevenção (Rocco), com o médico Galileu Assis, também diretor da Med-Rio.

“A caderneta de vacinação em dia é um item que deve ser verificado por adultos de todas as idades, inclusive antes de viagens. As vacinas são essenciais para proteger a saúde. Por exemplo, a gripe pode evoluir para complicações, entre elas a pneumonia bacteriana, a otite e a sinusite. Os idosos e os portadores de doenças crônicas, bem como as gestantes e as crianças, são especialmente vulneráveis”, sublinha Ururahy, acrescentando que “a Humanidade possui um imunizante acessível a todos: o estilo de vida saudável”. Esse comportamento reforça a imunidade, sem dor, sem reação adversa, na dose certa, é democrático e pode ser praticado por qualquer pessoa.

Confira se a sua caderneta de vacinação está atualizada. Acesse o portal da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

Clique aqui e saiba tudo sobre vacinas, em todas as idades, em linguagem acessível.

Ampliar a vacinação no país é uma das metas do Ministério da Saúde. O órgão anunciou que, a partir do dia 27 deste mês, iniciará a imunização de reforço contra a Covid-19, com uma vacina bivalente, em grupos com maior risco para desenvolver quadros graves da infecção. Em recente entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assegurou que o governo vai “trabalhar para diminuir o discurso negacionista no país e mais pessoas aceitem ser imunizadas”. Agora, para receber os recursos do Bolsa Família, as mães precisam comprovar que os filhos estão matriculados na escola e com a caderneta de vacinação atualizada.

“Faremos um movimento nacional pela vacinação. É importante a adesão da sociedade para atingir quem hesita em se vacinar”, declarou Nísia.

Fontes: livro Saúde é Prevenção (Rocco) da Med-Rio Check-up; Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Agência Brasil.