O câncer de estômago é o 4º tipo mais incidente entre os homens e o 5º em mulheres no Brasil, apresenta  altas taxas de mortalidade, e tem como tipo mais comum o adenocarcinoma. Vários são os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver este tipo de câncer.

A obesidade (uma das doenças que mais crescem no mundo) causa um processo de inflamação crônica, aumentando o risco de carcinogênese; o aumento da pressão abdominal causa ainda, o refluxo gastroesofágico, podendo levar ao desenvolvimento de esôfago de Barret, uma condição que caso não tratada  aumenta as chances de desenvolvimento de câncer do cárdia e de adenocarcinoma do esôfago.

Hábitos como tabagismo, consumo de álcool e consumo excessivo de alimentos salgados, em conserva ou defumados; infecção pela Helicobacter pylori; algumas doenças pré-existentes como anemia perniciosa, gastrite atrófica e metaplasia intestinal e uma história familiar positiva para câncer de estomago também aumentam o risco de desenvolvimento desta doença.

O diagnóstico  precoce  é fundamental  para  o sucesso  do  tratamento e, como não existem sintomas específicos, qualquer queixa relacionada ao sistema digestivo (como perda do apetite, má digestão, epigastralgia, refluxo, náuseas, vômitos, perda de peso, sensação de “estômago cheio”) deve ser investigada, pois pode tratar-se tanto de uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) como de um tumor. O diagnóstico do câncer do estomago  é realizado  através  da endoscopia digestiva  alta com biópsia. Na Medrio, podemos incluir o exame de endoscopia digestiva alta durante a realização do check-up, naqueles com queixas digestivas ou outra indicação para sua realização.

Após o check-up, criamos um programa de saúde individualizado, de acordo com os achados durante os exames, para correção dos fatores de risco, buscando longevidade com melhor qualidade de vida.

Alimentação equilibrada (rica em frutas, temperos  naturais, carnes brancas, alimentos de fácil digestão e não processados), controle do peso corporal e adoção de hábitos saudáveis como não fumar e beber com moderação são o caminho para uma vida saudável.

*Dra. Roberta Berriel – Gastroenterologista, endoscopista e gerente médica da Med-Rio Check-Up