Na Med-Rio, o exame faz parte da avaliação ginecológica e permite a prevenção de alterações nos seios

 

O exame das mamas possibilita detectar condições benignas, como, por exemplo, cistos; e malignas — Adobe/Reprodução

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Nas mulheres, o tumor maligno de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil ocorrências previstas anualmente. O exame minucioso dos seios é uma das etapas da avaliação ginecológica na Med-Rio Check-up. O blog Saúde é Prevenção conversou com a ginecologista Raquel Ramos do Amaral, da Med-Rio, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das alterações nas mamas.

Por que o exame das mamas é essencial no check-up médico? 

Ele faz parte da nossa avaliação ginecológica e possibilita detectar no início alterações benignas, como, por exemplo, cistos; ou malignas, como o câncer de mama.

Como é realizado o exame?

O ginecologista faz o exame físico das mamas. Com base na história familiar e na idade da cliente, o especialista vai indicar os exames de imagem para complementar, como a ultrassonografia da mama e/ou a mamografia digital na Med-Rio. Assim, poderá observar mudanças na coloração e na espessura da pele das mamas, abaulamentos, que podem representar nódulos; retração do mamilo e gânglios nos seios e nas axilas. Ter implantes de próteses nas mamas não prejudica o exame. 

Quando a mulher deve suspeitar de problemas nas mamas?  

Ao notar alguma ferida ou vermelhidão na pele, formação endurecida ou saída de alguma secreção nos mamilos fora do período de amamentação.

Na Med-Rio, quais são as alterações mais vistas no exame das mamas?  

São os cistos e os nódulos mamários com características benignas. Por vezes nos deparamos com nódulos suspeitos, até então não percebidos pelas clientes. Nesses casos, recomendamos a realização de biópsia para confirmação ou não do diagnóstico.

Qual é a periodicidade para realizar a mamografia no Brasil? 

A Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza fazer a mamografia anualmente em mulheres acima de 40 anos fora do grupo de risco. Para aquelas que estão em grupo de risco, com mais de um caso de câncer de mama na família, o rastreio deve começar dez anos antes. Essas são situações avaliadas pontualmente.

E qual é a diferença entre ultrassom de mama e mamografia? 

São exames para diferentes objetivos e faixas etárias, mas que buscam somar informações nos casos de análises por imagens. A mamografia é o exame indicado para o rastreio do câncer de mama porque é o único que permite visualizar microcalcificações, que são as lesões iniciais de tumor maligno. Em mulheres com idade inferior a 40 anos, a alta densidade do tecido mamário pode obscurecer alterações na mamografia, sendo, muitas vezes, necessária a complementação com a ultrassonografia. Além disso, a ultrassonografia serve para avaliar se a lesão nodular, detectada na mamografia, é sólida ou cística.

O diagnóstico precoce melhora o prognóstico de tumores? 

Sim. Tem efeito positivo no prognóstico e no tratamento. Quando o tumor é pequeno e localizado apenas na mama, sem evidência de metástase, pode não haver a necessidade de quimioterapia. Ademais, no que diz respeito ao tratamento cirúrgico, o diagnóstico inicial tem um impacto favorável, porque possibilita uma intervenção mais conservadora, sem a retirada total da mama.

A Med-Rio Check-up é líder no país em medicina preventiva há 32 anos, com avaliação personalizada que inclui 12 especialidades. Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.