10 de julho é o Dia da Saúde Ocular, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar bem dos olhos
De acordo com o Relatório Mundial da Visão (da Organização Mundial da Saúde), cerca de 2,2 bilhões de pessoas têm algum grau de deficiência visual. E as causas comuns de cegueira são glaucoma (consequência do aumento da pressão ocular), catarata (opacificação da lente natural do olho, o cristalino), os erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia) não corrigidos e degeneração macular relacionada à idade (ataca a retina). A data 10 de julho é o Dia da Saúde Ocular e visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças dos olhos. A consulta oftalmológica faz parte do check-up integral da Med-Rio, que inclui 12 especialidades.
Prevenção é a estratégia mais eficaz: 90% dos casos de deficiência visual são evitáveis ou tratáveis, segundo a publicação “As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2023”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O glaucoma, por exemplo, é a principal causa de cegueira não reversível, mas a simples medida da pressão ocular, realizada em consultório, reduz muito a possibilidade de a doença se desenvolver.
Isso porque a pressão ocular elevada destrói o nervo óptico, a estrutura que leva o estímulo luminoso ao cérebro, o responsável por formar as imagens que vemos. Ela é regulada pelo equilíbrio entre a produção e a drenagem do humor aquoso (fluido que nutre a córnea e o cristalino).
Quando há dificuldade no escoamento desse líquido, que passa por um estreito canal, a pressão ocular sobe. A prevalência do glaucoma aumenta com envelhecimento, história familiar da doença e uso crônico de corticoide.
Levantamento da Med-Rio indicou que 2% a 3% dos clientes da clínica têm pressão ocular aumentada ou limítrofe e não sabiam disso antes do check-up. Nesses casos, eles são encaminhados a especialistas para exames complementares de diagnóstico.
“O glaucoma é assintomático na maioria dos casos e provoca danos irreversíveis à visão, quando não diagnosticado e tratado no início. Por esse motivo é essencial medir a pressão ocular periodicamente, diz o oftalmologista Laércio Rocha, da Med-Rio Check-up.
Veja como acontece a principal forma de glaucoma (em espanhol): https://www.youtube.com/watch?v=I-O5YRPFBBs.
Quando você mediu sua pressão ocular? Nas duas unidades da Med-Rio Check-up, o cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E, além disso, a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
Líder há 33 anos em medicina preventiva, a Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos à saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. E já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.
Uma vez por mês a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.