Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de evitar problemas graves

O check-up de rotina é uma oportunidade única de prevenção para mudar comportamentos e alcançar longevidade com autonomia. Adobe Stock/Reprodução

 

“Prevenir é melhor que tratar” – provérbio conhecido desde meados do século 20. Contudo, o hábito de fazer exames para se antecipar a problemas de saúde ainda precisa de maior conscientização. Com base em pesquisa realizada nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, a pedido da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), 72% das pessoas com doenças crônicas só descobriram a condição após o aparecimento de sintomas. Apesar desse índice, o levantamento mostrou que “51% dos doentes acreditam que poderiam ter procurado ajuda médica com mais antecedência para evitar a doença ou retardá-la”. Apenas “17% acham que os médicos solicitam mais exames que o necessário”. O check-up é uma oportunidade única de prevenção para mudar comportamentos e alcançar longevidade com autonomia.

Um outro estudo, divulgado pela Harvard Business Review, nos Estados Unidos, aponta que a melhor estratégia é a prevenção: os 5% mais doentes da população americana são responsáveis por 50% dos gastos com saúde. Nesse grupo estão indivíduos com câncer, diabetes, problemas cardíacos, asma, distúrbios mentais, entre outras condições crônicas, que usam mais emergências e precisam de internações com frequência. Também casos agudos entram nesse índice.

Diagnóstico correto e análise do estilo de vida são essenciais

Sendo assim, a mudança de mentalidade é um dos pilares da prevenção.

“O estilo de vida é determinante para o sucesso de qualquer tratamento. A mudança começa a partir da avaliação minuciosa dos fatores de risco individuais, visando a descartar problemas de saúde ou detectá-los em fase inicial. A lógica é simples: quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico, com tratamentos menos invasivos e recuperação mais rápida. Esse é o grande papel do check-up médico”, destaca o médico Gilberto Ururahy, um dos diretores da Med-Rio Check-up (líder no setor) e coautor dos livros “Como se tornar um bom estressado” (Sextante), “O cérebro emocional” (Rocco), “Emoções e saúde” (Rocco) e, o mais recente, “Saúde é Prevenção” (Rocco), em parceria com o médico Galileu Assis, diretor da Med-Rio Check-up, especialista em medicina do estilo de vida pelo American Board of Lifestyle.

E o doutor Ururahy reforça: diagnóstico correto e análise do estilo de vida devem conduzir à indicação terapêutica, e não o contrário.

“Distúrbios do sono, problemas oculares, alterações metabólicas, do coração e da circulação, pulmonares, câncer, depressão são algumas das enfermidades que podem ser diagnosticadas precocemente. Além disso, a boa prática da medicina preventiva previne quadros graves por meio do cruzamento de informações”, declara Ururahy.

Dados coletados pelas equipes da Med-Rio comprovam a importância da medicina preventiva. Mais de 60% dos clientes examinados nas duas unidades da clínica estão com peso acima do ideal e são sedentários; 50% têm baixo colesterol HDL (a fração boa); 50% consomem bebidas alcoólicas com frequência; 25% sofrem de insônia e 22% são hipertensos.

Portanto, cuide da sua saúde!

Clique aqui e aprenda sobre o estilo de vida saudável na cartilha da Med-Rio

A Med-Rio Check-up é referência há 33 anos em medicina preventiva, totalizando, nesse período, mais de 200 mil check-ups, principalmente em executivos. O cliente é atendido por equipes multiprofissionais de saúde e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

A clínica é a primeira do setor no país a ter seu próprio código de conduta e aplica em todos os seus processos a abordagem ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Sempre com foco no cliente, a Med-Rio oferece horários e dias exclusivos ao sexo feminino e consulta médica pós-entrega dos exames.

Já conhece a Med-Rio Check-up? Marque uma visita. Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.