O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para lembrar o cuidado preventivo com a saúde

 

Ginecologista conversa com uma jovem durante a consulta: check-up de rotina, seguido de consulta pós-exames, identifica fatores de risco, previne e diagnostica doenças precocemente – Adobe/Reprodução.

 

Levantamento realizado na Med-Rio Check-up – clínica referência no setor de medicina preventiva no Brasil – mostra que cerca de 60% das clientes examinadas se queixam de estresse crônico, 55% são sedentárias, 50% consomem regularmente bebidas alcoólicas, 20% são hipertensas e 18% relatam distúrbios intestinais. Hoje, Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para reforçar a importância de cuidar da saúde e lembrar que a maioria das doenças crônicas é decorrente do estilo de vida inadequado. O check-up de rotina, seguido de consulta pós-exames, identifica fatores de risco, previne e diagnostica doenças precocemente, favorecendo a mulher a alcançar longevidade com autonomia.

A pandemia da Covid-19 fragilizou a saúde da população em geral. Devido ao necessário isolamento social, consultas preventivas e exames habituais deixaram de ser feitos, o que levou a um aumento dos índices de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, cânceres, entre outros males crônicos. Sobrecarregadas com inúmeros afazeres, as mulheres ficaram ainda mais vulneráveis.

“O estilo de vida tem grande impacto na saúde da mulher. Na Med-Rio é comum o diagnóstico nas clientes de excesso de peso com infiltração gordurosa no fígado (esteatose), acúmulo de gorduras no sangue, aumento da resistência ao hormônio insulina e diabetes tipo 2, além de alterações ginecológicas, como infecções pelo vírus HPV, que, caso não controlada, é precursora do câncer de colo uterino”, diz a endocrinologista Monica Tavares, gerente-médica da Med-Rio Check-up; acrescentando que grávidas podem fazer o check-up, com indicação do obstetra e restrições para exames, dependendo de cada caso. “Elas não terão que passar pelo teste ergométrico, mas é importante o check-up para verificar, por exemplo, as condições cardiológica, nutricional e os resultados dos exames laboratoriais. Lembro que algumas gestantes são predispostas ao diabetes”.

A dra. Monica reforça também a relevância da consulta pós-check-up na Med-Rio. As orientações nessa etapa têm o propósito de mudar hábitos prejudiciais à saúde.

“Independentemente do sexo, é importante a prevenção para evitar o efeito surpresa. Problemas de saúde aparecem em qualquer idade. Condições como a endometriose, por exemplo, afetam mulheres ainda jovens. E o número de doenças sexualmente transmissíveis têm crescido. Seja qual for a idade, é imprescindível realizar exames preventivos”, enfatiza a médica.

Conheça os principais exames no check-up feminino da Med-Rio

– Questionários pré-check-up para complementar a análise do histórico familiar, que aborda as dimensões emocionais de cada cliente.

– Exames laboratoriais completos e radiológicos (ultrassom abdominal, pelve, carótidas, tireoide, transvaginal e de mamas, mamografia digital, ecocardiograma, radiografias digitais de tórax e colposcopia).

– Avaliação clínica completa, com exames de neurologia, otorrinolaringologia e postural.

– Consulta com oftalmologista.

– Consulta com dermatologista.

– Consulta com dois cardiologistas, em repouso e em exercício.

– Exame proctológico e videorretossigmoidoscopia (visualiza a mucosa do intestino grosso, trecho de maior ocorrência dos tumores colorretais).

– Consulta com ginecologista/mastologista.

– Consulta com pneumologista, com prova de função respiratória e verificação para a síndrome da apneia obstrutiva do sono.

– Avaliação nutricional.

– Avaliação da saúde oral e auditiva.

– Orientação sobre vacinas.

Quer saber mais sobre a saúde da mulher? Acesse a cartilha da Med-Rio sobre o tema:

https://medriocheck-up.com.br/wp-content/uploads/2020/01/cartilha_medrio_saude_mulher_site.pdf.

Com duas unidades na capital carioca, a Med-Rio Check-up oferece atendimento com equipes multiprofissionais de saúde e de apoio altamente capacitadas. Os exames em 12 especialidades são executados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD. O check-up feminino pode ser feito em qualquer idade. Em casos de clientes jovens, alguns exames não são realizados, como a mamografia e ultrassonografia mamária.

A clínica é 100% digital e é a primeira do setor no país a ter o seu próprio código de conduta e aplica em todos os seus processos a abordagem ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Sempre com foco no cliente, a Med-Rio oferece horários e dias exclusivos ao sexo feminino e consulta médica pós-entrega dos exames.

Cuide da sua saúde para não precisar tratar da doença. Agende seu check-up. Acesse: https://medriocheck-up.com.br/.