Na Med-Rio Check-up, o uso de novas tecnologias possibilita fazer diagnósticos com maior eficiência e fornece dados para a promoção da saúde, com longevidade e autonomia 

 

O dr. Gilberto Ururahy fala durante o 4º Encontro Científico com a Prevenção da Med-Rio Check-up: “a clínica está plenamente inserida na moderna abordagem ESG”, informou — Divulgação

Por Gilberto Ururahy, médico

No 4º Encontro Científico com a Prevenção da Med-Rio Check-up – evento periódico direcionado ao público em geral e transmitido no canal do YouTube da clínica – abordamos um tema premente na atualidade, não apenas na Ciência, mas em todas as áreas da vida contemporânea: a transformação digital. E mostramos como a implementação de novas tecnologias e processos tem aprimorado o check-up médico e contribuído para a promoção da saúde, com longevidade e autonomia.

A pandemia da COVID-19 nos deixou dois grandes legados: o primeiro é que depois de assistirmos ao crescimento exponencial do número de casos de doenças crônicas – como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e câncer – nos meses de isolamento social, as pessoas passaram a cuidar melhor da própria saúde.

O segundo é a necessidade de digitalizar os resultados do check-up médico. Sempre em sintonia com os novos tempos, a Med-Rio, mais uma vez, inova e atualiza o conceito de exames periódicos. Antes de realizá-los, os nossos clientes recebem, de forma confidencial via WhatsApp, as instruções e os questionários de autoavaliação sobre a saúde e respondem de forma online.

Nas cinco horas de duração do check-up da Med-Rio (pela manhã ou à tarde, de segunda-feira a sábado), o indivíduo é avaliado em 12 especialidades médicas, passa por exames de imagens e tem material coletado para análises laboratoriais. Os resultados são acessados a partir do aplicativo da clínica, por meio de senhas, e disponibilizados em 24 horas úteis, após a conclusão de todas as etapas. Assim, cada cliente possui seu prontuário digital e qualquer novo exame poderá ser arquivado em seus dados, com toda segurança e privacidade. 

Com o resultado dos exames e depois de conhecer bem o cliente, desenvolvemos e disponibilizamos programas de saúde individuais na consulta pós-check-up via telemedicina, para afastar possíveis fatores de risco para problemas de saúde, observados durante a avaliação médica.

Ainda no que se refere à aplicação da Inteligência Artificial, não há dúvidas de que provoca mudanças em nossas vidas. Na Med-Rio, investimos na redução de riscos e otimizamos as vantagens do uso das ferramentas desse novo campo da Ciência. Porém, a atuação do médico é imprescindível e constante em nossas clínicas: ele jamais será substituído por um recurso virtual.

Todos os equipamentos médicos nas duas unidades da clínica utilizam a tecnologia 5G e são constantemente modernizados, proporcionando às nossas equipes, altamente especializadas, uma maior precisão na análise dos diagnósticos e rapidez na transmissão dos resultados. 

A Med-Rio Check-up está plenamente inserida na moderna abordagem ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), que reconhece as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. No pilar ambiental, a empresa se orgulha de, há muito tempo, ser totalmente digital e não utilizar papel. Quanto à responsabilidade social, mantemos permanentes canais de comunicação com a sociedade, com a classe médica e com os nossos clientes – por meio de publicação de livros e artigos na imprensa, spots de rádio, do nosso site e das nossas mídias sociais – com o objetivo de promover a saúde. Por fim, no que tange à governança, fomos a primeira clínica, ainda em 2016, a desenvolver um código de conduta, aplicamos à risca a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) junto aos nossos colaboradores, que lidam com dados sensíveis. E, com o apoio de uma respeitada consultoria, mantemos a segurança cibernética em nosso ecossistema de internet.

Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, recebemos para a realização dos nossos check-ups médicos quase 300 mil clientes, homens e mulheres de 40 nacionalidades. A partir das consultas, constatamos em nosso banco de dados que 65% são sedentários, 60% estão acima do peso, 50% têm HDL (colesterol bom) baixo, 35% apresentam acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), 20% são hipertensos, 35% têm insônia e 20% são obesos. 

O estilo de vida pouco saudável está por trás deste preocupante cenário. Sendo assim, o melhor antídoto é a prevenção, que inclui: alimentação equilibrada, sono reparador, prática regular de atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, além, é claro, da realização de exames periódicos.

Acreditamos firmemente que a nossa forma de trabalho é o melhor caminho na busca pela longevidade com autonomia.

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med-Rio, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, cofundador e também diretor da Med-Rio Check-up.