Se você se mantiver hidratado e alimentado, descansar e cuidar bem da sua pele e dos seus olhos, irá curtir os dias de folia com maior disposição

Uma foliã brinca o Carnaval na rua: é preciso ter cuidado especial na aplicação da maquiagem para evitar lesões nos olhos e na pele — Freepik/ Reprodução

Se você é da turma que irá se divertir o máximo no Carnaval, então precisa estar bem para aguentar a maratona de blocos, trios elétricos e festas com disposição, sem colocar a saúde em risco. O blog Saúde é Prevenção preparou um guia com orientações para os seus dias de folia. Anote!

Para se proteger do Sol – Vista fantasias leves. Faça pausas na folia e procure uma área de sombra ou afastada da multidão para resfriar o seu corpo. Aplique corretamente o protetor solar com fator (FPS) 15 ou superior 30 minutos antes de sair. Reaplique sempre que suar muito ou se molhar: as queimaduras solares reduzem a capacidade de o organismo diminuir a temperatura e podem piorar a desidratação. Use chapéu ou boné e óculos escuros com certificado de proteção.

Tenha uma garrafinha à mão – Beba muita água, mesmo sem sentir sede, para repor sais e minerais. A quantidade é variável e depende de fatores como idade, peso, atividade e temperatura do ambiente. Para algumas pessoas, dois litros de água por dia podem ser suficientes; outras precisarão de mais. De maneira geral, a recomendação é de 35 ml diários para cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg necessita de pelo menos 2,1 litros. Sucos de frutas e água de coco também são boas opções. Fique atento a sinais de desidratação: sede intensa, boca seca, urinar e suar menos que o normal, urina de cor escura, pele seca e sem elasticidade, cansaço, dor de cabeça, cãibras musculares e tontura. Nesses casos, procure uma emergência.

Saco vazio não para em pé – Nada de sair em jejum. Prefira se alimentar em casa com produtos in natura e minimamente processados, de fácil digestão, com baixo teor de açúcar e gordura saturada. Invista em frutas que contenham muita água (como laranja, melancia, melão e abacaxi), legumes e verduras e cereais integrais que mantêm a saciedade por mais tempo e fornecem energia. Leve um lanche saudável para a folia. Faça a higienização adequada das suas mãos antes de manusear qualquer alimento e não coma produtos que se deterioram facilmente sob alta temperatura, principalmente na rua ou em festas em ambientes fechados.

Se beber, pegue leve – Qualquer bebida alcoólica em excesso eleva o risco de acidentes, de desidratação e causa ressaca. Não existe limite seguro para o consumo de álcool e o seu fígado agradece. Não misture bebidas, evite consumir bebida alcoólica em jejum e com excesso de açúcar e cafeína (por ser diurético). Em caso de ressaca, descanse e beba bastante água e sucos; coma alimentos saudáveis. Se beber, não dirija!

Cuidado redobrado com a pele – Maquiagens, tintas para o corpo, espumas, sprays de cabelo e fantasias podem conter substâncias que causam alergias, dermatite de contato, ardência ou coceira na pele. Não use nada sem aprovação da Anvisa e não exagere. Nas fantasias, use materiais leves e evite tecidos sintéticos. Em caso de irritação na pele, lave a área afetada com água e sabonete imediatamente e, em casos de piora, procure um dermatologista associado à SBD. Não durma com maquiagem.

Atenção especial aos seus olhosGlitter, lápis, delineador, cílios postiços, entre outros cosméticos estão entre os produtos mais usados no Carnaval. “Mas é preciso aplicá-los com muito cuidado para prevenir lesões graves nos olhos”, diz o oftalmologista Laércio Rocha, da equipe médica da Med-Rio. Antes de tudo, higienize bem as suas mãos e certifique-se de que o seu rosto esteja bem limpo. E respeite, rigorosamente, o prazo de validade dos produtos.

Se você tende a ter olhos secos, as partículas de maquiagem que entram nos olhos criam uma película que pode favorecer a irritação. Se caírem entre a lente de contato e a superfície da córnea, podem arranhar o olho e facilitar uma infecção e se tornar um problema maior.

Ao final da folia, retire toda a maquiagem com demaquilante ou produto removedor específico para a limpeza da pele, principalmente o rímel, que pode grudar nos cílios. Na dúvida sobre qual maquiagem usar em diferentes partes do rosto, consulte o seu dermatologista. Só tome cuidado para a substância não entrar em contato com os seus olhos. Quando terminar, enxágue bem.

Usuários de lentes de contato, com ou sem maquiagem, devem manter as mãos limpas e reforçar o cuidado com a limpeza e a desinfecção com solução específica para esses produtos, seguindo as orientações do oftalmologista. Jamais compartilhe as lentes. Na rua, leve o seu estojo de guardar as lentes, um colírio lubrificante de marca e a solução de limpeza para lentes de contato.

Ainda para os usuários de lentes de contato: evite tomar banho, entrar no mar, em piscinas, rios e cachoeiras com elas, sem usar óculos de proteção, para prevenir a contaminação grave por germes. Outra dica é nunca dormir com as lentes e jamais aplicar soro fisiológico, água boricada ou corrente ou saliva na limpeza delas. E faça o descarte no prazo determinado pelo fabricante. 

Se tiver sintomas de olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção, coceira, fotofobia (dor ao olhar para a luz), visão borrada e pálpebras grudadas ao acordar, procure uma emergência e não aplique colírio por conta própria. Eles podem ser sinais de conjuntivite. O uso de óculos protege contra a entrada de partículas nos olhos.

Veja por onde anda – Proteja os seus pés de calos, traumas e cortes. Use calçados confortáveis. Se mesmo com todo o cuidado surgirem bolhas nos pés, não estoure para não infeccionar; coloque um curativo e evite atrito na região afetada.

Leve camisinha – Só a prevenção evita as infecções sexualmente transmissíveis (IST), como herpes genital, clamídia, sífilis, gonorreia, tricomoníase, Aids, contaminação pelo papilomavírus humano (HPV), gonorreia e hepatites virais B e C. Não vale a pena assumir o risco.

Durma bem – Nesses dias, será difícil manter o sono reparador, mas descanse quando o seu corpo pedir para repor parte da energia. Pesquisas relacionaram maus hábitos de sono, incluindo dormir pouco, muito ou fragmentado, com obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta e outras doenças cardiovasculares. A American Heart Association (AHA) recomenda que os adultos durmam de sete a nove horas por noite.

Fora da folia – O calor, nessa época, leva muitas pessoas a praias, lagos e cachoeiras. Durante o Carnaval, o número de afogamentos cresce. Para nadar ou se refrescar, escolha locais conhecidos e nunca entre sozinho. É importante obedecer às sinalizações de perigo. Procure trechos que tenham a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros. Se ingerir bebida alcoólica, não fique no mar ou na piscina ou na cachoeira.

Para orientar os foliões a aproveitarem o Carnaval de forma saudável, segura e responsável, a Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz lançou alguns vídeos em seu canal no YouTube, com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e áudio e legenda em português. Confira:  https://www.youtube.com/shorts/7OtJrza81NQ.

Passado o Carnaval, que tal saber como está a sua saúde? Já conhece o conceito inovador de check-up da Med-Rio? A clínica faz a abordagem física e emocional do cliente, realizando exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Academia Americana de Oftalmologia.