É muito importante fazer um check-up médico completo previamente e um programa de treino para correr sem riscos à saúde

Um grupo de amigos em um treino de corrida: iniciantes devem realizar um check-up médico anteriormente e ter um programa de treino — Freepik/ Reprodução

O interesse por corridas de rua continua em alta no Brasil. Estima-se que essa atividade atrai pelo menos 13 milhões de brasileiros. Além de ser uma modalidade que pode ser praticada sem gastar muito, correr proporciona melhor saúde física e mental. Se você está pensando em começar a correr, é importante fazer antes um check-up médico completo. E pôr em prática um programa de treino com um profissional de educação física.

“O check-up médico pode detectar uma condição de saúde que impeça ou limite alguma atividade física. Ele é importante também para indicar o tipo e a intensidade do exercício, de forma a evitar lesões. Portanto, atualize seus exames antes de iniciar qualquer modalidade esportiva”, afirma a dra. Roberta Berriel, gerente-médica da Med-Rio Check-up.

O que saber antes de sair correndo

— Comece aos poucos. Um plano de corrida saudável requer tempo e paciência. É mais uma maratona do que um sprint

— Inicie caminhando em um ritmo confortável por 20 a 30 minutos para ver como se sente. Conforme puder, ande mais rapidamente. Continue aumentando até se sentir pronto para correr um pouco. Planeje correr/caminhar de três a quatro dias por semana, com dias de descanso entre eles. Siga a orientação do seu treinador.

— Prepare seu corpo para uma corrida com um bom aquecimento. Uma ótima maneira de fazer isso é com um alongamento dinâmico, que foca em movimentar ativamente as articulações e os músculos que serão mais exigidos. O alongamento aumenta o fluxo sanguíneo e solta músculos e tendões, melhorando sua flexibilidade. No final da corrida, faça o alongamento estático.

— Invista em um excelente par de tênis. Isso porque a escolha errada para os seus pés pode causar dores nas canelas, bolhas, entre outros problemas de saúde. O exame de análise da marcha ajuda na sua tomada de decisão. É um teste simples, realizado em clínicas de ortopedia.

— Lembre-se de trocar o tênis de corrida a cada quatro a seis meses. Ou a partir de 500 quilômetros de uso. 

— Use roupas que absorvem a umidade. Assim se sentirá confortável. Os tecidos especiais afastam o suor da sua pele para a superfície externa das roupas, onde ele evapora, facilitando o controle da temperatura do corpo.

— O material da roupa do corredor deve ser leve, para não colar na pele, evitando o atrito e assaduras, principalmente nos mamilos. Roupas largas e de cores claras com proteção contra radiação UV são melhores nos meses mais quentes. As mulheres podem vestir um sutiã esportivo. Se precisar, use óculos de sol e boné.

— Cuidado com o trânsito. Certifique-se de que esteja visível para os veículos e os pedestres. Roupas refletivas são essenciais à noite.

— Acompanhe seu progresso com aplicativos de corrida.

— Lembre-se da hidratação. Procure se manter hidratado antes, durante e depois da corrida. A regrinha básica é beber 35 ml diários para cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg necessita de pelo menos 2,1 litros. Mas os corredores devem levar em conta vários fatores, como a temperatura ambiente e o esforço na corrida.

— Nada de correr em jejum. Corredores precisam de bons carboidratos para abastecer seu corpo com glicogênio, o combustível dos músculos. Prefira os integrais.

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados).

A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. 

A Med-Rio já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Cleveland Clinic e CNN Brasil.