Pesquisa realizada em três continentes indica que os casos da doença em pessoas com menos de 50 anos aumentaram 79% nas últimas três décadas

 

Fazer uma alimentação balanceada, rica em vegetais, é um dos hábitos mais importantes na prevenção de diferentes tipos de câncer — Freepik/ Reprodução

Pesquisa recente publicada na revista científica BMJ Oncology, uma das mais conceituadas do mundo, aponta que os casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentaram 79% nas últimas três décadas. No estudo realizado em três continentes, os autores dizem que fatores genéticos induzem à formação de tumores em grupos etários jovens, porém o estilo de vida inadequado tem um peso importante em diferentes tipos de câncer.

Portanto, a adoção, em qualquer idade, de hábitos saudáveis, que inclui: seguir uma alimentação balanceada, praticar atividade física diariamente, dormir bem, controlar o estresse, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e açúcar e abandonar outros poluentes do corpo, como o tabaco, associada à realização do check-up médico anual, são atitudes que diminuem o risco de desenvolver cânceres. Além de ser o caminho para alcançar a longevidade com autonomia.

Mas como surge o câncer? O corpo humano é feito de 37 trilhões de células e, diariamente, produz novas para substituir bilhões que morrem. Às vezes, esse processo não sai como o esperado: crescem células inúteis e as velhas não se extinguem, podendo se transformar em tumores, benignos (não câncer) ou malignos. Segundo cientistas, existem mais de cem tipos de câncer e a propagação de uma parte do corpo para outra é a metástase.

E pesquisadores já sabem há tempos que manter o estilo de vida saudável ajuda o nosso organismo a trabalhar de forma certa, diminuindo a possibilidade de as células ficarem descontroladas. E que a detecção de tumores no seu começo reduz o risco de morte precoce. “Por exemplo, 90% das mulheres com câncer de mama diagnosticado em estágio inicial sobrevivem, ante 10% daquelas em fase avançada”, afirmam os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, autores do livro Saúde é prevenção (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, líder há 32 anos no país em medicina preventiva.

“Como muitos sinais do câncer assemelham-se aos de outras doenças, muita gente os negligencia. Não faça isso. Procure fazer o check-up médico completo anual, a despeito de sentir qualquer sintoma”, aconselha Ururahy.

 

Confira outras dicas de prevenção do câncer:

— Pelo menos 12 tipos de câncer estão associados ao uso de bebida alcoólica, ao excesso de peso corporal, ao consumo de carne processada (tais como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru defumado) e ao sedentarismo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Não há limite seguro de ingestão de álcool e comidas industrializadas. E fique longe do tabaco e de outros poluentes do organismo.

— O INCA recomenda manter o peso corporal nos limites do índice de massa corporal (IMC: calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado: altura x altura). O índice para adultos é o IMC de 18,5 a 24,9 kg/m².

— Evite passar horas sentado e em frente a telas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para adultos, e uma média de 60 minutos de exercício aeróbico moderado por dia para crianças e adolescentes.

— Durma bem. O sono reparador mantém o bom funcionamento do sistema imunológico do corpo.

— Faça o seu check-up médico completo anual, mesmo sem sinais da doença.

— Mantenha a sua caderneta de vacinação em dia. As vacinas ajudam a proteger contra o câncer. A imunização contra o papilomavírus humano (HPV) evita a maioria dos cânceres cervicais. Contra a hepatite B, ela reduz a possibilidade de câncer de fígado.

Saiba mais sobre os cuidados com a sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Veja também o Guia de atividade física para a população brasileira do Ministério da Saúde, disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf.

A Med-Rio Check-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Unesp para jovens e Biblioteca Nacional de Saúde dos Estados Unidos.