Dia Mundial sem Tabaco é celebrado hoje, 31 de maio, e visa conscientizar a população para os efeitos nocivos do tabagismo

Parar de fumar, em qualquer momento, melhora a qualidade de vida — Freepik/ Reprodução

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco é celebrado hoje, 31 de maio, e tem o propósito de conscientizar sobre os efeitos nocivos do tabagismo à saúde humana e ao meio ambiente. A epidemia de tabaco é responsável pela morte no mundo de mais de oito milhões de pessoas por ano, segundo a OMS. Sete milhões desses óbitos são consequência do consumo direto do tabaco e 1,2 milhão é de não fumantes expostos ao fumo passivo. Fazer o check-up médico de rotina ajuda a prevenir e detectar problemas de saúde relacionados ao tabagismo. 

E o esforço para deixar o tabagismo, que inclui o uso de cigarros eletrônicos, vale a pena em qualquer momento: alguns benefícios à saúde são imediatos. Apenas 20 minutos depois de parar de fumar, a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem.

Confira outros ganhos em qualidade de vida ao largar o vício

— Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal;

— De duas a 12 semanas, a circulação e a função pulmonar melhoram;

— De um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem;

— Em um ano, o risco de doença coronariana é cerca da metade do de um fumante;

— De cinco a 15 anos após parar de fumar, o risco de derrame é reduzido ao de um não fumante;

— Em dez anos, o risco de câncer de pulmão reduz para cerca da metade de um fumante e o de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui;

— Em 15 anos, o perigo de sofrer de doença coronariana equivale ao de um não fumante;

— Mesmo pessoas de todas as idades que já tiveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo podem se beneficiar ao parar de fumar. Aquelas que abandonam o vício após um ataque cardíaco reduzem em 50% a possibilidade de sofrer outro evento.

— Parar de fumar diminui a probabilidade de impotência sexual, dificuldade de engravidar, partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e aborto espontâneo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é uma droga por possuir propriedades psicoativas. Isto é, ao ser inalada interfere no sistema nervoso central e pode induzir ao abuso e à dependência.

E, ainda segundo o órgão, o tabagismo ativo e passivo está associado a 50 condições de saúde, incluindo diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, digestivas e respiratórias graves, osteoporose, entre outras que abreviam a expectativa de vida.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), via Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamento gratuito contra o tabagismo no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Para mais informações, consulte o link: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo-nos-estados .

O INCA tem uma cartilha com orientações para fumantes deixarem de fumar, disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//voce-quer-parar-de-fumar.pdf .

Já conhece o check-up personalizado da Med-Rio? Nas duas unidades da clínica o cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 33 anos em medicina preventiva, a clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos à saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. A Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no canal do YouTube da clínica (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp). 

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Ministério da Saúde, INCA e OMS.