Manter o hábito de se exercitar regularmente é mais importante que a intensidade

A prática de atividade física reduz a ansiedade e o estresse, a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e a sensibilidade à insulina. Freepik/Reprodução

 

Praticar exercícios é um dos pilares para alcançar longevidade com autonomia e bem-estar. Isso todo mundo sabe. A novidade é que recentes estudos em centros internacionais apontam que mais importante que a intensidade é manter a regularidade. E escolher uma atividade prazerosa é a melhor forma de vencer a preguiça. Só não pode ficar parado! Dos mais de 200 mil check-ups realizados em nossas clínicas, 60% dos clientes examinados são sedentários. 

Nunca é tarde para deixar a vida sedentária: sempre será favorável à saúde. Uma pesquisa feita com sete mil pessoas na Universidade de Inje, em Seul, na Coreia do Sul, mostrou que idosos que caminhavam uma hora por semana ou mais tiveram 40% de redução do risco de morte, por todas as causas, em comparação com o grupo sedentário. E as atuais orientações do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS na sigla em inglês) reforçam a importância de se manter ativo. 

Os autores das diretrizes do Physical Activity Guidelines Advisory Committee Scientific Report (HHS) incentivam movimentar-se mais e passar menos tempo sentado, a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer forma.

“Um único episódio de atividade física reduz a ansiedade e o estresse, a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e a sensibilidade à insulina e a libido. Um custo-benefício tão valioso que é impossível não entender sua necessidade”, afirma o médico Gilberto Ururahy, um dos diretores da Med-Rio Check-up, em seu último livro “Saúde é Prevenção”(Rocco), escrito com o dr. Galileu Assis, outro diretor da Med-Rio.

A cardiologista Priscilla Caetano, gerente médica da Med-Rio, cita pelo menos dez motivos para todos praticarem atividade física diariamente. Confira:

– Maior liberação de endorfina (hormônio produzido pela glândula hipófise, no cérebro), que proporciona sensação de bem-estar físico e mental, ajudando no controle da depressão. 

– Manutenção do equilíbrio na produção dos níveis dos hormônios cortisol e adrenalina, associados ao estresse e que, em excesso na circulação, podem causar sérios problemas de saúde. 

– Maior disponibilidade dos hormônios serotonina, noradrenalina e dopamina, essenciais na regulação do sono, humor, apetite, ritmo cardíaco e no funcionamento da memória. 

– Melhora da sensibilidade ao hormônio insulina, diminuindo os níveis de açúcar no sangue e prevenindo o diabetes tipo 2, mais comum em pessoas acima do peso e idosos.

– Aumento da resistência e a densidade dos ossos, prevenindo a osteoporose e diminuindo o risco de quedas e fraturas, principalmente na terceira idade. 

– Crescimento e preservação da massa muscular, da resistência e força dos músculos.

– Produção de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. 

– Socialização e desenvolvimento da autoestima, a avaliação que a pessoa faz de si mesma.

– Preservação das funções físicas e cognitivas, incentivando maior autonomia na terceira idade, ou seja, longevidade com qualidade.

– Prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, além de obesidade.

Para adultos, o ideal é executar de 150 a 300 minutos de atividade de intensidade moderada por semana, ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica forte, ou a “combinação equivalente de atividade aeróbica de intensidade moderada e forte”. 

Aos idosos, a dica é escolha uma atividade mista, incluindo treino de equilíbrio e modalidades aeróbicas e de fortalecimento muscular. Entre 6 e 17 anos, crianças e adolescentes devem praticar exercícios de moderados a vigorosos, por 60 minutos ou mais, diariamente.

Mesmo pessoas sedentárias há muito tempo ou com condições crônicas de saúde e limitações podem ser exercitar, depois de passar por uma avaliação médica completa. A realização do check-up anual é uma forma de saber qual é o tipo de atividade física adequado a cada caso

Confira outras orientações sobre atividade física na cartilha “Mexa-se” da Med-Rio:

https://medriocheck-up.com.br/wp-content/uploads/2018/07/2014.pdf

Quer saber como está sua saúde? Marque seu check-up na Med-Rio, referência há 33 anos em medicina preventiva. Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.