Nosso corpo precisa desse tipo de gordura, mas acima do normal ela entope as artérias

 

Praticar atividade física diariamente, fazer uma alimentação saudável e dormir bem são hábitos que ajudam a manter o colesterol no nível adequado — Adobe/ Reprodução

 

Hoje, 8 de agosto, é o Dia de Combate ao Colesterol. Essa forma de gordura é gerada em maior quantidade no fígado (apenas 25% vêm dos alimentos consumidos) e precisamos dela para produzir hormônios, vitamina D e ácidos da digestão. Porém, quando o colesterol se acumula no sangue, formam-se placas que entopem as artérias, principalmente as que irrigam o cérebro e o coração. Fazer atividade física diariamente, dormir bem e manter uma alimentação balanceada, ricas em frutas, verduras e legumes, é a melhor forma de evitar o aumento do colesterol.

Então, qual é o nível ideal de colesterol total no nosso organismo? Antes é preciso saber que há diferentes frações dessa gordura. A LDL (sigla em inglês de lipoproteína de baixa densidade) é classificada como ruim, porque, acima de certo valor, cria as placas nas artérias cerebrais e coronarianas (que favorecem a aterosclerose), o que amplia o risco de sofrer derrame e infarto. Já a HDL (lipoproteína de alta densidade) é boa, em razão de proteger contra a LDL.

Daí a importância de dosar periodicamente o colesterol no sangue. Na Med-Rio Check-up – clínica líder no país em medicina preventiva – um levantamento realizado em clientes entre junho de 2020 e junho de 2022, na pandemia da COVID-19, mostrou que 55% dos homens e 64% das mulheres tinham HDL baixo e 75% do sexo masculino e 81% do feminino se alimentavam mal.

Os níveis de colesterol são medidos em miligramas por decilitro (mg/dL). De maneira geral, nos adultos sem fatores de risco e sem história familiar para doenças cerebrovasculares, a regrinha é ter colesterol total inferior a 200 mg/dl. O LDL deve ficar abaixo de 100 mg/dl, o HDL acima de 40 mg/dl e os triglicerídeos (um outro tipo de gordura) inferiores a 150 mg/dl.

Normalmente, o corpo não dá sinais de que o colesterol está alto. Só o exame de sangue completo é possível detectar. E esses resultados precisam ser analisados individualmente para conhecer os possíveis riscos à saúde.

 

O que ajuda a manter o colesterol no nível bom:

Alimentação equilibrada: procure fazer uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes. A gordura saturada nos alimentos fritos, processados e ultraprocessados elevam o nível de colesterol no sangue. Leia com atenção os rótulos dos alimentos.

Mantenha-se no peso adequado: o excesso de peso é um importante fator de risco para doenças cardíacas e faz subir o colesterol. Perder peso pode diminuir o LDL, o colesterol total e as taxas de triglicerídeos. E ainda favorece o aumento do HDL.

Tente praticar atividade física regularmente: a vida sedentária é um aliado das doenças cardiovasculares. Fazer exercícios diariamente, pelo menos 30 minutos, reduz o LDL e aumenta o HDL.

Não fume: fumar reduz o HDL.

Durma bem: estudos relacionam dormir mal com o maior risco de desenvolver a aterosclerose.

Outros fatores que podem elevar o colesterol:

Idade e sexo: à medida que envelhecemos, os níveis de colesterol aumentam. Antes da menopausa, as mulheres têm índices de colesterol total mais baixos do que homens na mesma idade. Na menopausa, com a redução de hormônios, o LDL tende a subir.

Histórico familiar: seus genes determinam, em parte, quanto colesterol o seu corpo produz. Algumas famílias têm uma alteração chamada hipercolesterolemia e precisam usar medicamentos para controle. 

A Med-Rio criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Quando foi o seu último check-up? Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fonte de apoio: Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, dos Estados Unidos.