Fazer uma alimentação balanceada, praticar atividade física diariamente, dormir bem, reduzir o nível de estresse e não fumar são as principais atitudes

Fazer uma alimentação saudável, a mais natural possível, rica em frutas, verduras, legumes e oleaginosas, é uma das medidas para manter o seu coração saudável — Freepik/ Reprodução

De acordo com a Federação Mundial do Coração (WHF na sigla em inglês), os problemas cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo e matam 20,5 milhões de pessoas por ano. E 85% desses óbitos devem-se às doenças das coronárias (por exemplo, o infarto) e cerebrovasculares (principalmente o derrame). O Dia Mundial do Coração, celebrado hoje, 29 de setembro, visa a motivar a população em geral para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares. E isso significa cuidar melhor do seu coração, com a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui fazer uma alimentação balanceada, praticar atividade física diariamente, dormir bem, reduzir o nível de estresse crônico e ansiedade, evitar o abuso de bebidas alcoólicas e não fumar, além de realizar o check-up médico completo de rotina.

O coração é mais ou menos do tamanho do seu punho, e o músculo mais forte bate cerca de 100 mil vezes e bombeia até 7.500 litros de sangue diariamente. Mas pode enfraquecer devido a fatores como pressão alta, excesso de peso, alimentação rica em sal, gorduras e açúcar, tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo, diabetes, sono de má qualidade e estresse crônico. No Brasil, o Cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, indica que as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1.100 óbitos por dia, cerca de 46 por hora, uma morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). Números preocupantes.

Na Med-Rio Check-up, clínica líder há 32 anos no país em medicina preventiva, o último levantamento apontou que pelo menos 80% dos clientes examinados estão com peso acima do ideal, mais de 50% têm baixo colesterol HDL (a fração boa, em razão de proteger contra o LDL, ruim para as artérias), 55% usam bebidas alcoólicas com frequência, 27% sofrem de insônia e quase 30% são hipertensos. Quando essas condições não são corrigidas, em algum momento o coração começa a falhar.

Então anote o que seguir para cuidar melhor do seu coração:

— “Faça uma alimentação saudável, a mais natural possível, rica em frutas, verduras, legumes e oleaginosas (nozes, castanhas, avelã, amendoim)”, ensina a dra. Priscilla Caetano, gerente-médica da Med-Rio Check-up. Prefira as carnes magras e reduza ao máximo o consumo de sal (sódio), açúcar, farinhas refinadas e gordura saturada, presente nos alimentos fritos, processados e ultraprocessados, pois aumentam o nível de colesterol no sangue. Beba bastante água para manter o seu corpo sempre bem hidratado.

— Procure saber com o seu médico ou nutricionista qual é o seu peso ideal. A pessoa com sobrepeso ou mesmo magra com excesso de gordura na cintura corre um maior risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

— Escolha uma atividade física para praticar diariamente, pelo menos 30 minutos por dia. 

— Reduza o seu nível de ansiedade e estresse. Pratique ioga ou meditação, sente-se em silêncio e concentre-se em sua respiração por dez minutos todos os dias. Experimente diferentes maneiras de relaxar e veja o que funciona para você. Procure ter uma vida social real, não apenas virtual.

— Durma bem, tenha um sono reparador. A apneia obstrutiva do sono (interrupções da respiração durante o sono) e a insônia são importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares e que também atacam os vasos do cérebro.

— Fique longe do cigarro, inclusive os eletrônicos.

— Não deixe de fazer o seu check-up médico completo anual e siga as orientações da consulta pós-check-up. Nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis.

Aprenda mais sobre como cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

A Med-Rio criou um conceito inovador, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco) e Federação Mundial do Coração.