Esse problema de saúde pode prejudicar muito a qualidade de vida da mulher e causar infertilidade

As dores na endometriose podem ser intensas, e, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de ter um bom resultado no tratamento — Freepik/ Reprodução

Dores intensas na parte inferior do abdômen (pelve), que às vezes são mais perceptíveis no período da menstruação, durante e depois das relações sexuais, ao urinar e/ou ao evacuar podem ser sintomas de endometriose. Essa condição atinge cerca de 190 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e prejudica muito o bem-estar dessa população. Ainda não se sabe quais são as causas da endometriose ou como evitá-la, mas o diagnóstico precoce é primordial para ter melhor qualidade de vida, a partir de tratamento individualizado com um especialista.

A endometriose é o crescimento de um tipo de tecido semelhante ao revestimento (mucosa) interno do útero (endométrio) na parte externa desse órgão. Isso ocorre, principalmente, sobre ou abaixo dos ovários, nas trompas de Falópio (que levam os óvulos dos ovários para o útero), atrás do útero e nos intestinos ou na bexiga. E essa alteração causa inflamação crônica com fortes dores, que, às vezes, levam mulheres a necessitar de atendimento de emergência. E algumas podem se queixar de cansaço, manifestar sinais de ansiedade e depressão. 

De acordo com estudos, a endometriose pode estar associada à infertilidade, em 40% das mulheres. Mas, a partir do diagnóstico prévio, há possibilidade de corrigir a dificuldade de engravidar.

“Cerca de 20% das mulheres com endometriose não têm sintomas. Os mais comuns são a dor pélvica e durante o período menstrual, no ato sexual e ao urinar e a alteração nos hábitos intestinais. O tipo de relato dependerá da localização da endometriose”, explica a ginecologista Luciana Wanderley, da Med-Rio Check-up.

Ela enfatiza que “o check-up ginecológico de rotina é essencial para possibilitar o diagnóstico precoce da endometriose”.

“Esse é um problema de difícil diagnóstico porque a dor pélvica pode estar relacionada a diferentes motivos. E quanto mais precoce ele é detectado, maior a chance de evitar o seu agravamento, inclusive a infertilidade. No check-up médico completo, podemos identificar a endometriose a partir da história clínica e com o auxílio dos exames de ultrassonografia transvaginal e abdominal”, comenta a médica.

Ter mãe e/ou irmã com endometriose eleva o risco de desenvolver a mesma doença. E a probabilidade é menor se já teve filhos, se a menstruação começou no final da adolescência, se leva uma vida saudável, com base em estudos.

A Med-Rio criou um conceito inovador, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda mais sobre como cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco), Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.