Na Med-Rio o cliente passa por avaliação minuciosa e, quando necessário, é encaminhado ao seu médico assistente para exames complementares

 

O ecocardiograma é um dos exames do check-up cardiológico da Med-Rio e permite avaliar o funcionamento do coração — Adobe/Reprodução

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos no país: são mais de 1.100 por dia, cerca de 46 por hora e uma a cada 90 segundos, conforme dados do indicador Cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Porém, esse número poderia ser muito menor com a adoção de medidas preventivas e de um estilo de vida adequado; que incluem fazer alimentação balanceada, praticar exercícios aeróbicos moderados, usar técnicas de redução de estresse, ter sono de qualidade e realizar o check-up médico anualmente.

Na Med-Rio Check-up a avaliação cardiológica do cliente acontece em diferentes etapas. Na primeira, a partir do questionário de antecedentes de problemas de saúde e do histórico familiar, o médico verifica se há fatores de risco para doenças cardiovasculares. E o cliente é encaminhado para a consulta cardiológica clínica minuciosa, com eletrocardiograma em repouso. Neste exame é possível observar se há sobrecarga no funcionamento do coração, arritmias e alterações sugestivas de isquemia (deficiência ou ausência de irrigação sanguínea para o coração).

Em seguida, o cliente faz o ecocardiograma. Nesse momento é examinada a função cardíaca, isto é, o funcionamento das válvulas do coração, se há alguma alteração na sua contração, se tem parede cardíaca mais espessa e doença do pericárdio (a membrana que envolve o coração).

“A partir daí, caso o cliente esteja apto, ou seja, com o eletrocardiograma, a frequência cardíaca e a pressão arterial normais, ele fará o teste ergométrico. O objetivo deste exame é elevar a frequência cardíaca no esforço para analisar o comportamento da pressão arterial e observar se existem alterações eletrocardiográficas sugestivas de arritmias e isquemias do miocárdio, o músculo cardíaco. E finalizamos essa etapa do check-up na consulta de retorno, quando explicamos ao cliente as alterações encontradas e, assim, definimos com ele e o seu médico assistente, se necessário, exames complementares para melhor análise do caso”, diz a médica Priscilla Caetano, gerente-médica na Med-Rio Check-up.

Ainda como parte do check-up cardiológico na Med-Rio, o cliente responde ao Escore de Risco de Framingham, que avalia a possibilidade de de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores, como alto nível de colesterol, hipertensão arterial, se é fumante, entre outros. Quando o resultado é acima de 13%, o médico pode sugerir a realização de exame de angiotomografia de artérias coronárias, que mostram se existem placas obstrutivas. 

Em levantamento na Med-Rio, mais de 80% dos clientes examinados estão com peso acima do ideal e são sedentários; 55% têm baixo colesterol HDL (a fração boa) e 27% são hipertensos. É importante ressaltar que todos os fatores de risco para doenças cardiovasculares podem ser alterados com a adoção de um estilo de vida adequado

Já conhece a Med-Rio Check-up? Nas duas unidades da Med-Rio, em Botafogo e na Barra da Tijuca, na capital carioca, o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse: medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.