O sono de má qualidade está associado a um maior risco de acidente vascular cerebral e dificuldade de memória

Mulher acorda bem-disposta: ter um sono restaurador protege o cérebro contra problemas como derrame e perda de memória — Freepik/ Reprodução

Dormir mal não faz você apenas se sentir cansado, irritado e desconcentrado no dia seguinte. Com o tempo, o sono não restaurador prejudica o seu sistema cardiovascular, especialmente os vasos do cérebro. Essa evidência é tão clara que a Associação Americana do Coração incluiu, recentemente, ter um sono de qualidade (de sete a nove horas) nas suas oito recomendações para uma vida saudável (o Life’s Essential 8™). É durante o sono que o corpo se recupera, fortalece o seu sistema imunológico e consolida a sua memória. Fazer o seu check-up anual é uma forma de prevenir transtornos do sono. Na Med-Rio é avaliado o risco de o cliente apresentar apneia obstrutiva do sono, um importante fator de risco para problemas cardiovasculares, entre outros.

O sono fragmentado e a insônia aumentam a produção dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, um efeito que, de forma crônica, pode causar picos de pressão (hipertensão noturna), o que eleva o risco de acidente vascular cerebral (derrame), perda da capacidade cognitiva, entre outros danos ao cérebro. Há casos de pessoas que, por conta de dormirem mal, sofrem acidentes vasculares cerebrais “silenciosos”, (sem sintomas evidentes), conforme artigo da revista científica Stroke.

Ao longo da noite, passamos por diferentes estágios do sono, um quarto do tempo em profundo (de ondas lentas), uma fase vital para restaurar a energia e o bom funcionamento da memória. Ela é chamada de REM (sigla em inglês de movimento rápido dos olhos). Acontece a primeira vez depois de cerca de 90 minutos dormindo, e se repete com duração cada vez maior. É quando sonhamos. 

É no sono profundo que a pressão arterial e a frequência cardíaca atingem o seu ponto mais baixo. Enquanto isso, o sistema de limpeza do cérebro (glinfático) elimina toxinas, incluindo a proteína beta-amiloide e outras ligadas à doença de Alzheimer, segundo artigo de pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard

O sistema glinfático depende de vasos sanguíneos cerebrais saudáveis para trabalhar bem. Aliás, a privação do sono afeta todo o organismo, podendo levar também ao infarto, ao diabetes tipo 2, à obesidade, entre outras condições crônicas de saúde.

 

Saiba o que atrapalha o seu sono

— Agenda cheia: realizar atividades noturnas, profissionais ou sociais, são uma das principais razões pelas quais as pessoas dormem mal. E ficar até tarde na cama no fim de semana não neutraliza os efeitos nocivos da privação do sono.

— Ambiente inadequado: é difícil ter um boa noite de sono em um quarto com cama desconfortável, barulhento ou claro, ou muito frio ou quente. 

— Uso em excesso de eletrônicos: tablets, laptops e telefones celulares emitem a luz azul que atrasa o sono. Consumir cafeína ou álcool e fazer atividade física horas antes de dormir também.

Os principais transtornos do sono

Um muito frequente é a apneia obstrutiva do sono, condição associada a várias causas, que interrompe a respiração enquanto você dorme, por dez a 30 segundos, várias vezes. Na apneia, órgãos vitais deixam de receber oxigênio suficiente e, imediatamente, o cérebro dá um comando para a pessoa acordar e respirar, levando a múltiplos despertares, mesmo que você nem se lembre na manhã seguinte. 

Também preocupante é a insônia, que é a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo, o que, geralmente, está relacionada ao estresse ou à ansiedade

E outra condição que prejudica o sono é a síndrome das pernas inquietas, que causa um desejo irresistível de movimentar as pernas enquanto você tenta dormir.

Outros problemas podem impedir o sono restaurador. Isso inclui doenças musculoesqueléticas, cardíacas, respiratórias e renais, da tireoide. Diferentes transtornos neurológicos e psiquiátricos também. Daí a importância de fazer um check-up de rotina.

O que fazer para dormir melhor

— Deite-se e levante-se à mesma hora todos os dias, inclusive nos finais de semana. Defina um alarme para ir para a cama. Mais perto da hora de dormir, experimente atividades calmas, técnicas relaxantes, como: respiração profunda; ler um livro ou ouvir uma música. Tomar um banho morno antes de ir para a cama acalma;

— Crie um ambiente adequado para dormir, com temperatura agradável em torno de 18 a 20°C graus, sem luminosidade e distrações, como TV no quarto, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Desative notificações no celular;

— Não cochile depois das 15h. Tirar uma soneca pode melhorar a sua capacidade cognitiva, mas se for final da tarde vai atrasar o seu sono à noite;

— Tente se expor à luz do sol pelo menos 30 minutos diariamente, nos horários indicados pelos dermatologistas;

— Se o sono não chegar logo ao se deitar, não fique acordado por mais de 20 minutos. Levante-se e faça alguma atividade tranquila por alguns minutos, leia um livro, escute uma música calma;

— Se usa medicamentos, converse com o seu médico para saber se eles interferem no seu sono.

As outras orientações do Life’s Essential 8™ para uma vida saudável são: não fumar, praticar atividade física com regularidade, ter um peso saudável, seguir uma alimentação saudável, manter a pressão arterial normal, controlar a glicemia e o colesterol.

Você tem dormido bem? No check-up da Med-Rio são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio, líder há 33 anos em medicina preventiva, oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.