Condição leva ao estilo de vida inadequado, o principal fator para desenvolver doenças crônicas, como obesidade e problemas cardiovasculares

O estresse é o principal fator para o estilo de vida inadequado, que abre caminho para doenças crônicas, como obesidade e problemas cardiovasculares — Freepik/ Reprodução

 

O Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado em 23 de setembro, é uma excelente oportunidade para lembrar a importância de prevenir essa condição, que, ao se tornar crônica, leva ao estilo de vida inadequado, o principal fator para desenvolver doenças de difícil controle, como obesidade, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer. Para ter ideia do impacto do estresse crônico no bem-estar, 80% das consultas médicas no mundo, em consultórios, ambulatórios ou hospitais, têm relação direta com o estresse no cotidiano, de acordo com o pesquisador Edward Phillips, da Faculdade de Medicina de Harvard. Mas é possível evitar essa situação e aliviar os seus efeitos na saúde física e mental. Confira como fazer isso.

Entenda o que é o estresse:

— “O estresse é a reação natural do corpo para lidar com um contexto positivo ou negativo. Essa adaptação é indispensável à sobrevivência, mas quando se torna crônica, por diferentes motivos, leva à adoção de hábitos nocivos à saúde. E cada pessoa reage de forma diferente ao estresse”, afirmam os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, autores do livro Saúde é prevenção (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, líder há 32 anos no país em medicina preventiva.

— Sob estresse crônico, o corpo produz em maior quantidade e de forma constante os hormônios cortisol e adrenalina. O primeiro enfraquece o sistema de defesa do corpo, favorece o ganho de peso, a obesidade e a resistência à insulina (que leva ao diabetes), reduz o desejo sexual e afeta a memória. Já a adrenalina alta pode fazer subir a pressão arterial e causar arritmias cardíacas e infarto, insônia, entre outros efeitos no organismo. 

— Vale lembrar que a falta de motivação e o tédio também podem desencadear o estresse crônico. O estresse atinge todas as classes sociais, idades e é “contagioso”, isto é, pessoas estressadas “contaminam” as que estão ao seu redor.

Reconheça os sintomas do estresse crônico:

As queixas físicas mais comuns podem incluir: cansaço constante, dores musculares e de cabeça, dificuldade de digestão (com azia, excesso de gases, diarreia, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável), aumento da pressão arterial, palpitação, dificuldade de respirar e dor no peito, enfraquecimento do sistema imunológico, maior sudorese, enjoo e bruxismo (o ranger de dentes durante o sono). E os sinais psíquicos frequentes são: dificuldade de concentração, falhas de memória, maior ansiedade, depressão, perda do desejo sexual, irritabilidade, tristeza e perda de interesse em coisas que você normalmente gosta.

Saiba como prevenir e aliviar os efeitos do estresse:

— Faça uma alimentação balanceada, rica em vegetais, e beba bastante líquido, durma bem (vá para a cama no mesmo horário todas as noites e levante-se no mesmo horário, inclusive nos finais de semana e limite o uso de dispositivos eletrônicos), pratique atividade física diariamente (pelo menos 30 minutos) e técnicas de relaxamento, como meditação e respiração, não fume e reduza ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas, açúcar e substâncias estimulantes, como cafeína.

— Decida o que é prioridade e o que pode esperar: concentre-se no que você realiza, não no que não poderia fazer. Não se preocupe com o que não pode controlar. Defina metas realistas e modifique-as sempre que for necessário.

— Tenha uma vida social fora das redes virtuais.

— Faça o seu check-up médico de rotina. Se desconfia que está muito estressado, procure ajuda médica e/ou de um psicólogo. Compartilhe suas preocupações e sentimentos com pessoas em quem você confia.

— Procure ter mais horas de lazer, divertimento. Arrume tempo para si mesmo.

Quer ter uma ideia do seu nível de estresse? Faça o teste de autoavaliação no site da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/autoavaliacao/#tab-35033534bfbc1ac55af.

No check-up médico completo da Med-Rio é possível saber se o estresse está prejudicando a sua saúde. A clínica criou um conceito inovador, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco), Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos e Organização Mundial da Saúde.