Excesso de peso, sedentarismo, alimentação rica em açúcares e história familiar são os principais fatores de risco para a doença

 

Manter-se no peso adequado, praticar atividade física diariamente, fazer alimentação balanceada e realizar exames de rotina são as melhores ações na prevenção do diabetes tipo 2 — Adobe/Reprodução

 

Hoje, dia 26 de junho, é o Dia Nacional do Diabetes, e o principal objetivo da data é conscientizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O Brasil é o 5º país do mundo em incidência de diabetes, com 16,8 milhões de casos, atrás apenas da China, da Índia, dos Estados Unidos e do Paquistão. “A maioria dos diagnósticos é do tipo 2, relacionado ao excesso de peso, ao sedentarismo e à má alimentação, sobretudo ao consumo de açúcares”, diz o dr. Gilberto Ururahy, cofundador da Med-Rio Check-up e coautor com o dr. Galileu Assis (também fundador da clínica) do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco).

O diabetes é uma condição na qual os níveis de glicose, ou açúcar, no sangue estão altos. A glicose é a principal fonte de energia do corpo e precisa do hormônio insulina, produzido no pâncreas, para chegar às células.

Assim, se você tem diabetes, o seu organismo não produz insulina suficiente ou não a utiliza bem. Então, a glicose se acumula no sangue. Se essa situação não for controlada, podem ocorrer sérios problemas de saúde, como um maior risco de infarto, derrame, danos aos rins e à visão.

Há diferentes tipos de diabetes. Saiba quais:

– Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras no pâncreas da insulina, devido à falha do sistema imunológico. Isto é, os seus anticorpos atacam as células que fabricam o hormônio. Isso acontece em 5% a 10% dos casos.

– Tipo 2: é resultado da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

– Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda é desconhecida.

Os sintomas do diabetes tipo 2 podem incluir:

Aumento da sede e da fome e da frequência de urinar; 

Cansaço;

Visão turva;

Dormência ou formigamento nos pés ou nas mãos;

Feridas que não cicatrizam;

Perda de peso sem causa aparente.

Além do excesso de peso, de má alimentação, sedentarismo, história familiar, outros fatores podem favorecer a ocorrência do diabetes tipo 2. São eles: ter pressão alta, doença cardíaca, ter sofrido acidente vascular cerebral, síndrome dos ovários policísticos, depressão, baixo colesterol bom (HDL) e triglicerídeos alto.

A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 é adotar um estilo de vida saudável e fazer o seu check-up de rotina.

O check-up médico da Med-Rio inclui 12 especialidades. Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes complementares: Ministério da Saúde e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.