Poluição do ar, história familiar e infecções pulmonares repetidas também são fatores de risco

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão e quanto mais cedo a pessoa começa a fumar e mais cigarros consome por dia, maior é a probabilidade de desenvolver a doença — Freepik/ Reprodução

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos só em 2023) e o quarto em mulheres no Brasil (14.540 casos este ano), sem considerar o de pele não melanoma. Em incidência, é o primeiro no mundo entre os homens e o terceiro entre as mulheres. O Dia Mundial do Pulmão é celebrado no dia 25 de setembro e a data lembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de problemas pulmonares, por meio da adoção de hábitos saudáveis e da realização do check-up médico completo.

Para evitar o câncer de pulmão, a melhor atitude é evitar o tabagismo. Não só o fumante está em perigo, mas quem convive com ele, por conta do fumo passivo. A fumaça do tabaco contém mais de sete mil substâncias químicas, incluindo pelo menos 50 cancerígenas.

Quem corre risco de câncer de pulmão?

Os fumantes. Quanto mais cedo a pessoa começa a fumar e mais cigarros consome por dia, maior é a probabilidade de desenvolver a doença. O perigo aumenta se o fumante abusa de bebida alcoólica ou consome suplementos de betacaroteno (o pigmento natural de vegetais e precursor da vitamina A). 

Usuários de cigarros eletrônicos. Proibidos no Brasil, mas encontrados facilmente no comércio, também contêm produtos cancerígenos e causam sérios danos ao pulmão e ao coração.

Fumantes passivos. Ao inalar a fumaça do cigarro, a pessoa fica exposta aos mesmos agentes cancerígenos, embora em quantidades menores. A poluição do ar, infecções pulmonares de repetição e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) são importantes fatores para o câncer de pulmão, segundo o INCA.

— Indivíduos com história familiar de câncer de pulmão.

— Pessoas em contato com produtos ou compostos como amianto, arsênico, cromo, berílio, níquel, fuligem ou alcatrão no local de trabalho. E expostos a certas formas de radiação.

Infectados pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), que causa a AIDS.

— Estudos indicam que pessoas que fazem alimentação rica em frutas, verduras e outros vegetais estão mais protegidas contra o câncer de pulmão. Portanto, invista em uma alimentação balanceada.

— Pesquisas apontam que os fisicamente ativos têm menor risco de câncer de pulmão do que sedentários. Procure se exercitar com maior frequência.

Quando desconfiar de tumor de pulmão: tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite, sentir-se cansado ou fraco podem ser sinais da doença e não adie a consulta médica ou check-up.

Vale a pena deixar o tabagismo, em qualquer idade: Em dez anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade em relação a um fumante e o de cânceres de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.

Quando foi seu último check-up médico?

A Med-Rio clínica criou um conceito inovador, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.