Ele pode causar câncer de colo do útero, entre outros, e a prevenção é realizada com vacinas e o check-up médico anual

O vírus HPV é transmitido por via sexual no contato com a pele ou mucosa infectadas: a vacinação e o check-up médico são as melhores medidas preventivas — Freepik/ Reprodução

 

O HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) é transmitido por via sexual no contato com a pele ou mucosa infectadas. E alguns tipos estão associados à formação de verrugas anogenitais (área genital e ânus) e a diferentes cânceres, como o de colo do útero, vagina, vulva, pênis e parte posterior da garganta. A realização do check-up médico anual e a vacinação de crianças e adultos são as melhores medidas preventivas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente entre mulheres. Para 2023 foram estimados 17.010 casos novos. 

Ainda de acordo com o INCA, a infecção pelo HPV é muito frequente, mas na maioria das situações some naturalmente. Porém, em certas condições o contágio é por um tipo capaz de causar câncer; que começa com lesões que podem ser prevenidas e eliminadas. 

O câncer de colo do útero tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV. Por isso, é essencial fazer o check-up anual e manter a caderneta de vacinação atualizada. E a imunização preventiva contra o HPV deve ser feita antes do início da vida sexual. No check-up, os resultados do Papanicolau (estudo das células do colo uterino) e da colposcopia podem indicar a necessidade de biópsia. Para o diagnóstico, outros exames podem ser indicados, como ultrassonografia transvaginal, vulvoscopia e de sangue”, diz o médico Gilberto Ururahy, cofundador da Med-Rio Check-up e coautor com o doutor Galileu Assis (também fundador da clínica) do livro Saúde é prevenção (Rocco). 

Saiba mais sobre o papiloma:

– Pelo menos 12 tipos de HPV são capazes de causar infecção permanente, produzindo as lesões pré-cancerosas. Os de maior risco (16 e 18) são encontrados em 70% dos diagnósticos de tumor no colo do útero. É possível fazer o exame preventivo no SUS.

– A maioria das infecções por HPV é assintomática e regride espontaneamente. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem sinais.

– As lesões clínicas são as verrugas (condilomas acuminados), popularmente chamadas crista de galo. O aspecto lembra a couve-flor e têm tamanho variável. Nem sempre são visíveis a olho nu. Só durante o exame específico.

– Imunidade, genética e comportamento sexual parecem ter relação com a regressão ou a persistência da infecção pelo HPV. Sintomas podem aparecer meses ou anos depois do contato com o vírus.

– Pesquisas indicam que 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV.

– Há três vacinas contra o HPV aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que protegem contra os tipos de maior risco (16 e 18). As quadrivalente e nonavalente protegem ainda contra os HPV de baixo risco (6 e 11), associados a 90% das verrugas. A nonavalente cria também defesa contra outros tipos de alto risco (31, 33, 45, 52 e 58), relacionados a 20% dos casos de câncer de colo do útero. O SUS aplica a quadrivalente. Meninas e meninos de 9 a 14 anos podem tomar gratuitamente.

– De acordo com o registro na Anvisa, a vacina quadrivalente é aprovada para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos. Mais informações podem ser obtidas no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), disponível em: https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao, e no portal do INCA, em: https://www.gov.br/inca/pt-br.

O check-up médico é o momento ideal para obter as informações necessárias sobre a vacinação. A Med-Rio Check-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco), Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde.