Fatores ambientais e, principalmente, comportamentais aumentam o risco de desenvolver de tumores

Mais de um terço de todos os casos de câncer pode ser prevenidos através da redução da exposição a fatores de risco como tabaco, obesidade, sedentarismo, infecções, álcool, poluição ambiental, radiação e agentes cancerígenos associados a certos trabalhos — Freepik/ Reprodução

O Dia Mundial contra o Câncer acontece anualmente no dia 4 de fevereiro, uma data para difundir as medidas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A data é uma iniciativa da ONG União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), presente em mais de 170 países. Segundo dados dessa organização, todos os anos, dez milhões de pessoas morrem de câncer no mundo e pelo menos um terço dos casos poderia ser evitado com medidas preventivas, que incluem fazer exames médicos de rotina. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima em 704 mil casos novos para cada ano do triênio 2023-2025. Conheça os fatores de risco modificáveis na prevenção.

O que você pode fazer para reduzir o risco:

Evite bebidas alcoólicas: O álcool pode aumentar o risco de, pelo menos, seis tipos de câncer: cólon (colorretal), mama, faringe e laringe (boca e garganta), esôfago, fígado e estômago. Não existe limite seguro para o consumo desse produto.

Mantenha-se no peso ideal: o excesso de peso é associado a um aumento do risco de 12 tipos de câncer, incluindo colorretal e de pâncreas. Em geral, quanto mais a pessoa ganha peso, principalmente adultos, maior é a probabilidade. Procure fazer alimentação balanceada, com orientação de nutricionista, e esqueça dietas da moda. Diminua o consumo de carnes vermelhas e processadas, produtos com sal e gorduras saturadas. Coma mais grãos integrais, verduras, legumes e frutas. 

Mexa-se: A prática de atividade física diária moderada não só reduz o excesso de gordura corporal e o risco de câncer associado. Permanecer ativo pode minimizar a possibilidade de câncer de cólon, mama e endométrio.

Fique longe do cigarro: a fumaça do tabaco contém pelo menos 80 substâncias cancerígenas. Quando você inala a fumaça, produtos químicos entram nos pulmões e chegam à corrente sanguínea. Portanto, fumar ou mascar tabaco não causa apenas câncer de pulmão e boca, mas está associado a outros tipos de tumores. Quanto mais cedo o indivíduo começa a fumar e quanto mais tempo continua a usar qualquer tipo de cigarro (inclusive eletrônicos), maior o perigo de ter câncer. 

Proteja-se dos raios solares: a exposição prolongada e desprotegida à radiação ultravioleta do sol e a camas de bronzeamento artificial podem causar tumores malignos da pele. Pessoas com pele clara, com manchas ou histórico familiar de câncer de pele estão em maior risco. Mas qualquer pessoa pode ter. Evite a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Aplique (e reaplique) na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção de no mínimo 30. Use produto próprio para os lábios. Mesmo em dias nublados. Use roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas na praia.

Previna e trate infecções: agentes infecciosos causam 2,2 milhões de mortes por câncer anualmente. Isso porque vírus podem danificar as células. Cerca de 70% dos cânceres do colo do útero são devidos a infecções pelo papilomavírus humano (ou HPV), enquanto o do fígado pode ser causado ​​pelos vírus da hepatite B e da hepatite C. E linfomas podem estar relacionados com o vírus Epstein-Bar, para citar alguns exemplos. Estudos mais recentes indicam que pessoas contaminadas com a bactéria Helicobacter pylori (coloniza a mucosa do estômago) podem ter inflamação do revestimento gástrico, o que eleva o risco de tumor nessa parte do corpo. A orientação é manter a caderneta de vacinação em dia e fazer o check-up de rotina. Consulte o calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao, e siga as recomendações do Ministério da Saúde para imunização.

Segundo o INCA, a maioria das pessoas não sabe que é possível prevenir o câncer, nem muito menos como. Confira outras orientações no site do instituto, nos links:

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2022/cancer-da-para-prevenir

Para enfatizar a importância da prevenção, vale lembrar que o custo econômico total anual global com câncer é estimado em cerca de US$ 1,16 bilhão. O tema do Dia Mundial do Câncer 2022-2024 é: “Por um cuidado mais justo”. E uma medida essencial na prevenção do câncer é a realização do check-up médico completo anualmente. Com um conceito inovador, o check-up na Med-Rio proporciona tranquilidade, conforto, privacidade e segurança. A abordagem do cliente é física e emocional, com realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). As duas unidades da clínica disponibilizam períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fonte de apoio: União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), Instituto Nacional de Câncer e livro Saúde é Prevenção (Rocco).